Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Parceiros sociais têm hoje reunião extraordinária para discutir Brexit

Os parceiros sociais têm hoje uma reunião extraordinária de Concertação Social para discutir medidas relacionadas com a saída do Reino Unido da União Europeia ('Brexit').

Parceiros sociais têm hoje reunião extraordinária para discutir Brexit
Notícias ao Minuto

06:16 - 16/01/19 por Lusa

Economia Concertação Social

O encontro foi convocado pelo ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva.

A reunião tem como ponto único de agenda as "Medidas de Preparação e Plano de Contingência para a saída do Reino da União Europeia", e contará com a participação do ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

O Governo anunciou na segunda-feira, no final da reunião do Conselho de Internacionalização da Economia, que vai disponibilizar 50 milhões de euros para apoiar as empresas portuguesas que exportam para o Reino Unido, para mitigar o impacto do 'Brexit'.

A linha de crédito será direcionada a Pequenas e Médias Empresas (PME), através do sistema de garantia mútua, e servirá para se adaptarem internamente aos novos procedimentos de exportação que serão exigidos, à procura de novos mercados, mas também a necessidades de fundo maneio, uma vez que os prazos de recebimento podem aumentar.

Cerca de cem eurodeputados mostraram-se na terça-feira disponíveis para apoiar uma eventual suspensão, por parte do Reino Unido, do pedido de ativação do artigo 50 da União Europeia, para possibilitar um adiamento da saída, no âmbito do 'Brexit'.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse que Portugal apoiaria um pedido do Reino Unido para prolongar o período de negociações do 'Brexit', assim como uma eventual decisão de reverter a saída da União Europeia.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório