Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Trabalhadores da Matutano fazem propostas para aceitar laboração contínua

Os trabalhadores da fábrica da Matutano, no Carregado, decidiram hoje em plenário entregar 12 propostas à administração para negociarem o regime de laboração contínua, informou Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias da Alimentação.

Trabalhadores da Matutano fazem propostas para aceitar laboração contínua
Notícias ao Minuto

18:18 - 04/01/19 por Lusa

Economia Setor

"Os 198 trabalhadores presentes nos plenários vão dar hipótese à empresa para negociar um acordo para a laboração contínua e vão entregar 12 a 13 propostas a pedir melhores condições de trabalho", afirmou à agência Lusa Rui Matias, dirigente do Sindicato das Indústrias da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB).

O dirigente recusou adiantar quais as propostas, justificando que o SINTAB vai apresentá-las primeiro à administração da empresa, cuja única fábrica no país se situa no concelho de Alenquer, distrito de Lisboa.

O SINTAB apresentou queixa à Autoridade para as Condições do Trabalho sobre a imposição do regime de laboração contínua, que disse ser 'ilegal', e pretende avançar para o Tribunal de Trabalho.

Os funcionários trabalhavam de segunda a sexta-feira, repartidos por três turnos, mas a empresa quer impor a partir deste ano o regime de laboração contínua, que pressupõe trabalharem aos sábados, domingos e feriados.

"A administração quer um horário de seis dias de trabalho, com folga [semanal] rotativa e duas fixas de três em três semanas, sem nenhuma compensação financeira", explicou o dirigente.

Rui Matias justificou que a maioria dos trabalhadores "são mulheres, que ganham o salário mínimo, não têm onde deixar os filhos [aos sábados, domingos e feriados] e que equacionam abandonar a empresa".

"Até terem uma resposta da empresa, os funcionários vão continuar a trabalhar no regime de laboração, iniciado na quarta-feira", acrescentou o sindicalista.

O grupo Pepsi CO em Portugal, dono da Matutano, esclareceu à agência Lusa que "a mudança de organização foi informada, com antecedência, aos representantes do sindicato e aos colaboradores, e está em total conformidade com a lei, com o acordo coletivo e com os contratos individuais de trabalho".

A empresa adiantou que o regime de laboração contínua tem como finalidade "aumentar a produção, em resposta à crescente exigência da exportação e é essencial para posicionar a fábrica num crescimento sustentável a longo prazo, que levará a um aumento do número de colaboradores na fábrica".

Na quinta-feira, os quase duzentos trabalhadores da fábrica estiveram em greve contra o regime de laboração contínua.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório