Meteorologia

  • 24 ABRIL 2019
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 14º

Edição

Black Friday. Como não ser enganado e aproveitar (bem) os descontos

Antes de aproveitar os descontos desta sexta-feira, tome nota de alguns conselhos, conheça os seus direitos enquanto consumidor e seja responsável na gestão das suas finanças pessoais.

Black Friday. Como não ser enganado e aproveitar (bem) os descontos
Notícias ao Minuto

08:13 - 23/11/18 por Beatriz Vasconcelos 

Economia Compras

Chegou mais uma edição da Black Friday, um 'evento' norte-americano que tem poucos anos em Portugal, mas com cada vez mais presença no consumo nacional. Se por um lado esta é a altura certa para poupar na compra de algumas prendas de Natal - ou, mais importante, em coisas que realmente precisa -, por outro lado há algumas coisas que deve saber para que não seja enganado pelos descontos. 

Neste âmbito, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) reforça a "necessidade de divulgação dos preços praticados nos 30 dias anteriores ao desconto ou promoção anunciado, para acabar com a manipulação de preços e práticas comerciais lesivas para os consumidores", conforme se pode ler num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. Há até um comparador que permite verificar se o preço de um artigo sofreu alterações nos últimos 30 dias

Esta é apenas uma das estratégias que podem ser adotadas pelo consumidor para evitar comprar um artigo com um preço mais elevado do que o habitual. Não há nada mais frustrante do que comprar um produto porque está com uma 'boa promoção' e depois perceber que, afinal, a promoção não era assim tão boa. 

Nesta senda, o Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado (GAS) da DECO listou seis estratégias que dependem do consumidor e que podem fazer toda a diferença no sucesso desta Black Friday: 

  • Fazer uma lista de compras - Assim, compra apenas o que precisa e evita cair em tentações. 
  • Definir o dinheiro disponível - O objetivo é evitar que gaste mais do que aquilo que pode. 
  • Atenção às promoções - "A DECO tem verificado que algumas lojas alteram os preços". Uma das estratégias, neste ponto, é utilizar o comparador em cima descrito. 
  • Ler com atenção - Sejam folhetos ou anúncios é importante que leia com atenção as promoções para saber qual era o preço praticado antes do desconto. Isto "é fundamental para tomar a decisão de compra". 
  • Compras online - O consumidor deve ter em atenção se o site onde está a fazer compras é seguro e também conhecer a política de privacidade dessa loja online.
  • Compras podem ser anuladas - Mesmo as compras online podem ser anuladas. "O consumidor tem 14 dias seguidos para comunicar a sua desistência, sem pagar indemnização ou ter de indicar o motivo". 

Grande parte das marcas vai prolongar as promoções durante o fim de semana - algumas até segunda-feira (Cyber Monday)-, por isso, aceite o convite da Black Friday de forma consciente e aproveite sem fraudes. O Notícias ao Minuto preparou um guia com alguns descontos.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório