Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Wall Street fecha em alta em conjuntura de elevada volatilidade

A bolsa nova-iorquina encerrou hoje uma sessão muito volátil, com os principais índices a consolidarem uma tendência de recuperação, depois de pesadas perdas, em contexto marcado por numerosas incertezas políticas e macroeconómicas.

Wall Street fecha em alta em conjuntura de elevada volatilidade
Notícias ao Minuto

21:44 - 30/10/18 por Lusa

Economia Estados Unidos

Os resultados definitivos da sessão indicam que o seletivo Dow Jones Industrial Average subiu 1,77%, para os 24.874,64 pontos.

Do mesmo nível foram as valorizações do tecnológico Nasdaq e do alargado S&P500, com aquele a avançar 1,58%, para as 7.161,65 unidades, e este 1,57%, para as 2.682,63.

Contudo, os índices tinham começado a sessão em perda, antes de inverterem a tendência e, a seguir, flutuarem fortemente.

"Os investidores estão em vias de se darem conta que o crescimento dos lucros não vai ser tão importante como tem sido e que o crescimento económico vai diminuir", comentou Kate Warne, da sociedade Edward Jones.

"E durante o tempo que vão levar a mudar as suas antecipações, que avaliam a amplitude da diminuição e o seu impacto no preço das ações, o mercado vai permanecer muito volátil", sublinhou.

Esta mudança de perspetiva foi desencadeada quando o banco central norte-americano [Reserva Federal (Fed)] assinalou que talvez subisse as taxas de juro mais depressa do que previsto pelos analistas se o crescimento se mostrar sólido, lembrou Warne.

Aquela mudança de perspetiva foi também reforçada pelas interrogações crescentes sobre as consequências para os lucros das sanções comerciais impostas pelos EUA sobre os bens provenientes da China.

Este tema regressou à agenda durante esta semana, com Donald Trump a indicar, nomeadamente na noite de segunda-feira, que esperava um "super acordo" com Pequim, ao mesmo tempo que avisava para a imposição de mais sanções, se as negociações não avançarem.

O regresso da volatilidade não passa porém do regresso a um "funcionamento normal do mercado", relativizou Alan Skrainka, da Cornerstone Wealth Management.

"É importante que os investidores não caiam na armadilha das flutuações do dia-a-dia, quando o Dow Jones perde 500 pontos na segunda-feira e recupera 500 na terça-feira", detalhou.

Por outro lado, os investidores estão prudentes, na expetativa das eleições legislativas de 06 de novembro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório