Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Greve dos revisores da CP suprimiu 708 comboios até às 18h00

A CP garantiu os serviços mínimos na greve de hoje dos revisores e trabalhadores das bilheteiras, com cerca de 30% dos comboios a circularem até às 18:00, menos 708 do que em dias normais, segundo fonte oficial.

Greve dos revisores da CP suprimiu 708 comboios até às 18h00
Notícias ao Minuto

20:12 - 01/10/18 por Lusa

Economia Comboios

Assim, de um total de 991 comboios previstos circularam 283, um número "ligeiramente superior" aos 255 contemplados nos serviços mínimos, adiantou à Lusa fonte oficial da empresa.

Em Lisboa, de 464 composições que deveriam ter circulado até as 18:00 circularam 124. No Porto, em 193 previstos foram 51 os que completaram as viagens.

Luís Bravo e António Lemos, do Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI), em Lisboa e Porto respetivamente, confirmaram à Lusa que, à imagem do que aconteceu de manhã 95% das bilheteiras estiveram fechadas e que foram cumpridos os serviços mínimos.

A greve foi convocada pelo SFRCI por considerar que o Governo está a "bloquear" os acordos feitos há um ano para a contratação de 88 trabalhadores para o serviço comercial da CP, entre os quais revisores e trabalhadores para as bilheteiras.

Segundo o sindicato, por falta de trabalhadores das bilheteiras, a CP deixa de cobrar milhares de euros, enquanto por falta de revisores existem comboios com cerca de 900 utentes (mais de oito carruagens ou mais de uma unidade indivisível) e que circulam só com um revisor em vez dos dois necessários, colocando em risco a segurança dos utentes.

A CP garante que está a resolver todos os problemas apontados pelos trabalhadores.

A greve termina à meia-noite de hoje, mas os efeitos da paralisação deverão ainda sentir-se na manhã de terça-feira.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório