Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Lira turca recupera 3% face ao euro e 2,4% em relação ao dólar

A lira turca seguia hoje a recuperar 3% face ao euro e 2,4% em relação ao dólar, depois do colapso cambial verificado na sexta-feira e na segunda-feira passadas devido ao diferendo político e comercial com os Estados Unidos.

Lira turca recupera 3% face ao euro e 2,4% em relação ao dólar
Notícias ao Minuto

13:04 - 16/08/18 por Lusa

Economia Moeda

Pelas 11h00 (hora de Lisboa), o dólar transacionava-se a 5,80 liras, apesar de ter fechado a 5,94 liras na quarta-feira, enquanto o euro, que encerrou a valer 6,64 liras na quarta-feira, trocava-se a 6,71 liras por euro.

Nas três últimas sessões, a moeda turca recuperou grande parte do valor que tinha perdido na sequência de uma "queda abrupta".

A recuperação da lira iniciou-se depois de várias medidas adotadas pelo Banco Central da Turquia e da Agência de Regulação e Supervisão Bancária com o objetivo de garantir liquidez ao sistema financeiro e apoiar a moeda turca.

De acordo com fontes presidenciais citadas pelos média turcos, o emir do Catar, Tamim bin Hamad al Zani, prometeu na quarta-feira um investimento direto de 15.000 milhões de dólares à Turquia.

Se bem que a moeda turca se esteja a depreciar desde há dois meses, a recente escalada das tensões diplomáticas e comerciais entre Ancara e Washington devido à detenção na Turquia de um sacerdote norte-americano, precipitou a depreciação acentuada da lira e assustou os investidores.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, considerou, entretanto, que a crise da lira é "um ataque económico contra a Turquia".

Já o ministro de Finanças e genro de Erdogan, Berat Albayrak, anunciou que realizará uma videoconferência, coordenada com vários bancos e com 3.000 investidores, para acalmar os mercados, segundo a cadeia de televisão turca NTV.

A Turquia enfrenta atualmente uma alta inflação e um enfraquecimento acentuado da sua moeda, que está a preocupar os investidores internacionais, pois poderá haver um contágio a outros mercados, nomeadamente à França e à Itália, e a bancos muito expostos ao mercado turco.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório