Meteorologia

  • 25 SETEMBRO 2018
Tempo
27º
MIN 26º MÁX 29º

Edição

Economia portuguesa poderá ter crescido até 2,5% no 2º. trimestre

O Fórum para a Competitividade estima que a economia portuguesa poderá ter acelerado no segundo trimestre, podendo apresentar um crescimento homólogo entre 2,2% e 2,5%, mas lamenta que país esteja a desperdiçar a conjuntura externa.

Economia portuguesa poderá ter crescido até 2,5% no 2º. trimestre
Notícias ao Minuto

11:08 - 02/08/18 por Lusa

Economia Competitividade

"Portugal está a desperdiçar uma conjuntura externa excecional, que já está mesmo a dissipar-se, não aproveitando para convergir com a UE [União Europeia]", lê-se na nota de conjuntura de julho.

Segundo o Fórum, os dados das exportações de abril e maio evidenciaram uma clara aceleração, enquanto os dados referentes à procura interna se revelaram com uma tendência "ligeiramente positiva".

"Tudo somado, parece que a economia terá acelerado no 2.º trimestre, podendo apresentar um crescimento homólogo entre 2,2% e 2,5%", indica.

No entanto, sinaliza, o INE divulgou este mês o segundo Inquérito aos Custos de Contexto, cuja principal conclusão "é que não houve melhoria em relação ao 1.º Inquérito, realizado em 2014".

"Entre os nove domínios em análise, foi no sistema judicial, nos licenciamentos e no sistema fiscal que as empresas identificaram os maiores obstáculos, à semelhança do registado em 2014. Foi, contudo, no domínio dos recursos humanos que se registou o maior aumento entre 2014 e 2017", refere.

"este Governo não tomou qualquer medida de fundo que permitisse diminuir os custos de contexto, que representam alguns dos maiores obstáculos ao crescimento económico, que é um dos nossos maiores problemas", conclui.

O Fórum para a Competitividade lamenta ainda que na reforma da Lei de Enquadramento Orçamental, se tenha atrasado dois anos, nos objetivos essenciais da nova lei: "iniciar uma verdadeira orçamentação por programas em Portugal" e "dar continuidade à adequação do processo orçamental às novas regras orçamentais europeias".

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba as melhoras dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório