Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Chegar à Invicta antes da 9h00 a partir de Lisboa vai ser (mais) difícil

A empresa justificou a eliminação deste comboio com a pouca procura deste Alfa Pendular. Mudanças começam a aplicar-se a partir de 5 de agosto.

Chegar à Invicta antes da 9h00 a partir de Lisboa vai ser (mais) difícil
Notícias ao Minuto

12:32 - 17/07/18 por Tiago Miguel Simões

Economia CP

A partir de dia 5 de agosto chegar de comboio ao Porto antes das 9h00 vai ser mais complicado. Isto porque, a CP vai suprimir o comboio Alfa Pendular (AP) que parte de Santa Apolónia, em Lisboa, às 6h00, com destino à estação da Campanhã, no Porto.

Segundo esclareceu o gabinete de comunicação da empresa ao Notícias ao Minuto, este comboio deixa de existir com “a entrada em vigor dos novos horários Alfa Pendular e Intercidades".

Em causa estiveram, explica a CP, "os níveis de procura registada nos diversos comboios (horários) e serviços, bem como a preocupação de ajustar a capacidade instalada às efetivas necessidades de procura”.

"O comboio em causa é o Alfa Pendular que regista menor procura (-46% do que a média dos Comboios Alfa Pendular) e a mais baixa taxa de ocupação média ao longo do percurso, uma vez que a sua partida de Lisboa ocorre muito cedo, motivo pelo qual uma parte significativa dos clientes viaja apenas no troço Coimbra B - Porto Campanhã", justifica a CP.

E para sustentar a sua opção, a empresa destaca que nos últimos anos lançou “diversas iniciativas” para contrariar este desfecho, dando como exemplo a aplicação de descontos para as viagens com compra antecipada para maximizar a utilização deste comboio, mas as melhorias "não foram significativas".

Perante estes dados, a CP decidiu, com “o objetivo de melhorar a sua oferta global” para este horário, suprimir o AP das 6h00 e realizar um comboio Intercidades que terá partida de Lisboa - Santa Apolónia às 6h30 (tem hora prevista de chegada às 9h46), um comboio Alfa Pendular com partida de Lisboa às 9h00 – que até aqui não existia – e que, estima a empresa, "dará melhor resposta às necessidades de um maior número de clientes", rentabilizando o serviço Alfa Pendular.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório