Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

AdC propõe medidas para poupar 380 milhões nos transportes e liberais

Em conjunto com a OCDE, a AdC apresenta cerca de 730 recomendações para os dois setores.

AdC propõe medidas para poupar 380 milhões nos transportes e liberais
Notícias ao Minuto

09:04 - 06/07/18 por Notícias ao Minuto

Economia Concorrência

A Autoridade de Concorrência (AdC) apresenta, esta sexta-feira, um conjunto de propostas pró-concorrências para os setores dos transportes e das profissões liberais e que podem gerar 380 milhões de euros anuais de benefícios para a economia portuguesa.

A iniciativa surge de um trabalho conjunto com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimentos Económicos (OCDE) e reúne cerca de 730 recomendações para os dois setores. A escolha dos transportes e das profissões liberais surgiu por causa do peso que ambas têm na produtividade, competitividade e empregabilidade da economia portuguesa.

“Estas recomendações visam dotar o setor dos transportes e as profissões liberais de ambientes mais concorrenciais, eliminando disposições que restringem a concorrência, outras que representam encargos administrativos desproporcionais ou ainda disposições obsoletas”, pode ler-se num comunicado da AdC a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

No caso dos transportes, por exemplo, a concorrência propõe a abolição de todas as restrições de acesso e preços no mercado rodoviário de longa distância, a abolição de todos os requisitos relativos a garantias financeiras, de capital social mínimo e requisitos de equipamentos e de trabalho impostos aos operadores de movimentação de carga, de reboque e aos agentes de navegação”.

Já no âmbito das profissões liberais, “as recomendações passam pela abertura a profissionais cm diplomas universitários noutras áreas, a eliminação de restrições à propriedade”, entre outras. 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório