Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Excedente da conta corrente da zona euro sobe para 111,1 mil milhões

O excedente da conta de operações correntes da zona euro estabeleceu-se nos 111,1 mil milhões de euros no primeiro trimestre do ano, uma subida homóloga e face ao período anterior, segundo o Eurostat.

Excedente da conta corrente da zona euro sobe para 111,1 mil milhões
Notícias ao Minuto

10:13 - 05/07/18 por Lusa

Economia 1.º trimestre

O excedente da conta de operações correntes da balança de pagamentos da zona euro aumentou, entre janeiro e março, para os 111,1 mil milhões de euros, face ao de 105,9 mil ME do trimestre anterior e ao de 87,6 mil milhões de euros homólogos, divulga o Eurostat.

Segundo o gabinete de estatísticas da União Europeia (UE), que divulga os dados em conjunto com o Banco Central Europeu (BCE), o saldo da conta de operações correntes da balança de pagamentos representa 3,9% do Produto Interno Bruto (PIB) dos 19 países do euro.

O excedente do saldo da conta de bens da zona euro foi de 95,0 mil milhões de euros, um avanço face, quer aos 94,2 mil milhões no trimestre anterior, quer aos 75,6 mil milhões de euros homólogos.

Já o saldo da conta de serviços recuou na variação em cadeia, para os 27,4 mil milhões de euros (28,7 mil milhões de euros no trimestre anterior), mas cresceu face ao período homólogo (18,0 mil milhões de euros).

O excedente da conta de rendimentos primários foi, no primeiro trimestre de 2018, de 24,6 mil milhões de euros, acima dos 17,7 mil milhões de euros do período anterior, mas abaixo do de 26,2 mil milhões de euros homólogos.

Por seu lado, o défice da conta de rendimentos secundários, recuou para os 31,3 mil milhões de euros, quer em cadeia (contra défice de 34,6 mil milhões de euros), quer na variação homóloga (face a défice de 32,1 mil milhões de euros).

Na UE, a conta de operações corrente da balança de pagamentos registou, nos primeiros três meses do ano, um excedente de 63,9 mil milhões de euros (1,6% do PIB), abaixo do excedente de 68,0 mil milhões de euros do trimestre anterior, mas acima do de 43,9 mil milhões de euros alcançado no trimestre homólogo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório