Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Comércio externo abranda no G7 e nos BRICS

O comércio externo das sete principais economias do mundo (G7) e nos denominados BRICS (cinco maiores emergentes) abrandou acentuadamente no segundo trimestre de 2013, informou hoje a OCDE.

Comércio externo abranda no G7 e nos BRICS
Notícias ao Minuto

15:09 - 29/08/13 por Lusa

Economia Segundo trimestre

De acordo com a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), entre abril e junho as importações e exportações do G7 e dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) desceram respetivamente 1,4% e 1,8% em comparação com o trimestre anterior.

Entre os países que registaram uma contração das importações e das exportações estiveram a Alemanha, França, Itália, Japão, Canadá, Rússia e Índia.

Na Alemanha e na França, as importações caíram 1,5% e 3,1% e as exportações 2% e 0,5%, respetivamente.

Na Itália e no Japão, por sua vez, as quedas registadas foram de 3,8% e 3% (importações) e de 3,1% e 0,4% (exportações).

No Canadá, na Rússia e na Índia, as importações caíram 1,1 %, 4,6% e 4,5%, respetivamente, enquanto as exportações abrandaram 0,3%, 1,8% e 8,1%.

Na China, as importações conseguiram subir 1,4%, enquanto as exportações baixaram 3,4% e no Brasil, as compras avançaram 0,2% e as vendas ao exterior desceram 4,6%.

Nos EUA, por sua vez, as exportações subiram 0,5% e na África do Sul 3,8%, enquanto as importações nestes países caíram 1,7% e 2,9%, respetivamente.

A única economia que no segundo trimestre sinalizou um crescimento em ambos os parâmetros, ainda que moderado, foi a britânica, com subidas de 0,1% das importações e de 1,4% das exportações, concluiu a OCDE.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório