Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 21º

"Foi graças ao Benfica que ficaram a conhecer o nome 'Witsel' na Europa"

Agora a jogar nos russos do Zenit e perto de se mudar para a Juventus, Witsel recordou as suas origens futebolísticas e deixou muitos elogios às águias.

"Foi graças ao Benfica que ficaram a conhecer o nome 'Witsel' na Europa"
Notícias ao Minuto

16:28 - 17/11/16 por Paulo Jorge Rocha

Desporto Axel Witsel

Axel Witsel concedeu uma entrevista à UEFA onde recordou todo o seu percurso futebolístico desde os primeiros toques na bola, em Vottem, a sua cidade-natal, passando pela passagem pelo Benfica e terminando com a sua mudança para o Zenit, onde joga atualmente.

“Comecei a jogar futebol quando tinha quatro anos, em Vottem, uma cidade na província de Liège. O meu ídolo sempre foi o Zinédine Zidane e ainda continua a ser. Porquê o Zidane? Porque quando era pequeno costumava ver muitos jogos da selecção francesa, já que o meu é de Martinica, um território francês. Sempre gostei de Zidane e ele tornou-se no meu ídolo”, explicou.

Depois das boas indicações dadas no emblema local, o médio de 27 anos mudou-se para o Standard, um dos maiores clubes da Bélgica, onde deu os primeiros passos como profissional.

“Cheguei ao Standard com nove anos e passei por todos os escalões até que, aos 16 anos, assinei o primeiro contrato como profissional. Quando tinha dez anos passei junto ao estádio do Standard e disse ao meu pai que gostava de lá jogar”, explicou, centrando-se depois na mudança para o Benfica, clube que lhe deu notoriedade a nível europeu.

“Já estava há cinco ou seis anos no Standard e queria jogar no estrangeiro. Queria jogar a um nível superior. O Benfica mostrou interesse e foi a melhor escolha na altura. Fui muito bem recebido por todos, pela equipa, pelos dirigentes e pelos adeptos. Gostei muito da época que passei no Benfica. Evolui muito. Foi graças ao Benfica que toda a gente na Europa ficou a conhecer o nome ‘Witsel’”.

O médio belga garante guardar boas recordações da capital portuguesa, onde ainda garante ter casa.

“Lisboa é uma cidade extraordinária, ainda tenho lá casa. A qualidade de vida é excelente, as pessoas são muito simpáticas. O clima também é muito bom, é sempre ameno”, explicou,falando depois do clube que atualmente representa.

“A mudança de Lisboa inicialmente não foi fácil. Passei de um clima ameno para uma cidade onde os termómetros no Inverno podem descer aos 15 ou 20 graus negativos. Foi muito difícil. O Zenit é um clube que deveria jogar todas as épocas na UEFA Champions League, mas não estivemos bem no campeonato na época passada. Vamos tentar fazer melhor do que na última temporada, quando perdemos com o Sevilha nos quartos-de-final da UEFA Europa League, mas penso que merecíamos outro resultado”.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório