Meteorologia

  • 16 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 21º

"Favorito no Clássico? O FC Porto joga em casa e está moralizado"

João Manuel Pinto desvaloriza importância do FC Porto-Benfica para as contas do título.

"Favorito no Clássico? O FC Porto joga em casa e está moralizado"
Notícias ao Minuto

15:13 - 04/11/16 por Lusa

Desporto João Manuel Pinto

O ex-futebolista João Manuel Pinto considera muito cedo para falar em título antecipado, mesmo que, no domingo, o Benfica aumente para oito pontos a vantagem sobre o FC Porto, após a 10.ª jornada da I Liga.

"É muito cedo (para falar em título), independentemente do que aconteça. (...) O Benfica tem todas as condições, está moralizado, vem de uma vitória. Portanto, acredito que se o Benfica ganhar vai moralizar, pois são oito pontos. O Benfica está a atravessar um bom momento, o FC Porto está a crescer aos poucos. (...) A equipa que estiver mais concentrada, que trabalhar mais, que for mais inteligente nos posicionamentos, nas manobras ofensivas, vai vencer", disse à Lusa.

O antigo central de 'dragões' (1995 a 2001) e 'águias' (2001 e 2003) não acredita contudo que o campeão nacional chegue com vantagem à partida de domingo, no Estádio do Dragão, até porque, apesar de não haver favoritos em 'clássicos', "quem parte como favorito nestes grandes clássicos é a equipa que joga em casa".

"O FC Porto joga em casa, perante o seu público, vem de uma vitória e está moralizado. Tem vindo a ganhar os últimos jogos, à exceção de Setúbal. O Benfica também tem vindo a fazer um grande campeonato e está em primeiro lugar. O Benfica está em primeiro lugar, com cinco pontos de vantagem, e não digo que vá com muita tranquilidade, mas vai muito otimista, com muita vontade", assumiu.

Quatro vezes campeão nos 'dragões', o lisboeta acredita que "vai ser um grande espetáculo, um grande jogo de futebol", entre "as duas equipas que estão a jogar melhor futebol", e que "a equipa que estiver mais concentrada e que for mais eficaz, provavelmente, vai ganhar o jogo".

O atual treinador do Moncarapachense, do distrital do Algarve, lembra a "adrenalina" destes encontros, para o qual os jogadores "trabalham sempre com uma grande motivação, porque vai ser um jogo visto, porque Portugal vai parar para ver o jogo".

"Espera-se um grande jogo, com expetativas muito grandes. Agora, os jogadores estão com uma grande vontade, com uma adrenalina muito grande e, no domingo, quando entrarem para o aquecimento, já vão com outra vontade, com outra disponibilidade, porque é um clássico que mexe com os jogadores", referiu.

A lesão do sérvio Fejsa, na partida de terça-feira, frente ao Dínamo de Kiev, pode influenciar a exibição dos 'encarnados', pois o médio "tem sido um grande pulmão deste Benfica, é um jogador que trabalha muito, que recupera muitas bolas, que está sempre no sítio certo no momento certo".

Para decidir o encontro, João Manuel Pinto aponta para André Silva, no FC Porto, e para Gonçalo Guedes, no Benfica, salientando ainda o 'dragão' Otávio e a 'águia' Pizzi, além da experiência e da defesa dos 'encarnados', que "não tem sofrido golos e isso tranquiliza muito um equipa".

"Sabemos que existem grandes qualidades de um lado e do outro. Penso que o Guedes, na manobra ofensiva, pode criar muitos problemas à equipa do FC Porto, porque é um jogador muito rápido, móvel, técnico, que remata de qualquer lado. Pelo lado do FC Porto, o André (Silva), porque luta muito, desgasta muito as defesas. São dois jovens em destaque pelas duas equipas", finalizou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório