Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Sp. Braga passa à final four da Taça da Liga em jogo repleto de polémica

Os minhotos tornam-se a terceira equipa a garantir presença na próxima fase.

Sp. Braga passa à final four da Taça da Liga em jogo repleto de polémica
Notícias ao Minuto

22:15 - 22/12/23 por Notícias ao Minuto

Desporto Taça da Liga

O Sp. Braga juntou-se ao Benfica e ao Estoril na final four da Taça da Liga. Os bracarenses deslocaram-se até à ilha da Madeira para defrontar o Nacional, vencendo o emblema da II Liga por 3-1. Foi o suficiente para apurar a equipa para a próxima fase, liderando o Grupo A. 

O Nacional partia para o jogo já sem ambições de continuar na competição. A decisão seria feita entre o Casa Pia, com quatro pontos, ou o Sp. Braga que procura igualar os gansos. Os homens de Artur Jorge partiram primeiro para a vantagem no marcador, logo aos 16 minutos. Ricardo Horta foi derrubado por Marakis dentro da grande área nacionalista e foi João Moutinho encarregado de bater a grande penalidade. O veterano marcou o primeiro golo ao serviço dos guerreiros.

Aos 24', o lance mais polémico do jogo. Um golo foi, num primeiro momento, invalidado a Niakate por fora-de-jogo. Após revisão do VAR, determinou-se que o francês estava em posição regular. Mesmo assim, a bola passou rente a Simon Banza, que estava em fora-de-jogo, antes do guardião Lucas França defender a bola para a frente. Depois de sete minutos de revisão (!), o árbitro Miguel Nogueira decidiu validar o golo. 2-0. Aos 38 minutos, os jogadores do Nacional reclamaram penálti por mão de Victor Gómez. O árbitro deixou seguir.

Ao cair do pano, na primeira parte, Ricardo Horta foi descoberto por um grande passe em rutura de Bruma e aumentou a vantagem para 0-3. Estava completamente sozinho. Já na segunda parte, o lateral José Gomes reduziu a desvantagem na sequência de um pontapé de canto marcado por André Sousa.

O mesmo José Gomes teve pouco depois outra oportunidade soberana para marcar, mas Hornicek negou o golo em grande estilo. Nota ainda para um tento anulado a Pizzi, na segunda parte, para o fora-de-jogo. Era um tento de bandeiro, depois de fintar o guarda-redes. Vitória para os visitantes, por 1-3. O Nacional da Madeira regressa às ambições da II Liga, onde é líder na tabela classificativa.

Onzes

Nacional: Lucas França, João Aurélio, André Martins, Luís Esteves, Francisco, André Sousa, Marakis, Carlos Daniel, Ulisses, Teodoro, Witi. 

Sp. Braga: Hornicek, Victor Gomez, Niakaté, Fonte, Borja, Moutinho, André Horta, Ricardo Horta, Pizzi, Bruma, Banza. 

Antevisão

Nacional da Madeira e Sporting de Braga disputam o último jogo do Grupo A da Taça da Liga, na noite desta sexta-feira, no estádio da Choupana, no Funchal. As duas equipas partem com ambições distintas. 

O Sp. Braga tem hipótese de passar à próxima fase, a final four, caso vença. Mas, para além de vencer, os bracarenses precisam de ganhar por mais do que 2-0, pois ficam em igualdade pontual com o Casa Pia, equipa que tem quatro pontos em dois jogos (os gansos empataram com o Sp. Braga na primeira jornada). O resultado do jogo será, portanto, essencial para decidir a passagem dos homens de Artur Jorge à próxima fase. 

Do outro lado está o Nacional da Madeira, que já não tem ambições na competição. Estará, com certeza, mais preocupado com a II Liga, onde lidera a tabela. Acompanhe todas as incidências do jogo com o Desporto ao Minuto, a partir das 20h15. 

Leia Também: Atenção, Sp. Braga. Qarabag avança na Taça do Azerbaijão ao cair do pano

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório