Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 21º

Benfica ainda assustou Liverpool, mas está fora da Liga dos Campeões

Chuva de golos em Anfield terminou em empate e com as águias a despedirem-se da maior prova de clubes da forma mais digna.

Acabou o sonho europeu do Benfica. As águias ainda assustaram, esta quarta-feira, o Liverpool, em jogo da segunda mão dos quartos de final, arrancando um empate (3-3), mas estão mesmo eliminadas da Liga dos Campeões, por conta do somatório das duas mãos (6-4)

A missão de virar a eliminatória em Anfield era quase impossível, mas complicou-se, ainda mais, por conta dos erros defensivos das águias. De resto, as águias até se apresentaram a alto nível no capítulo ofensivo, marcando três golos que proporcionaram uma despedida digna da maior prova de clubes. 

Filme do jogo

Jurgen Klopp operou várias alterações no onze, alegando a questão física. Mohamed Salah, Trent Alexander-Arnold, Virgil van Dijk, Andy Robertson, Fabinho, Thiago e Sadio Mané ficaram no banco de suplentes, com o treinador alemão a ir a jogo com vários jogadores com menor tempo de jogo até aqui. 

Os reds, talvez por isso, entraram em campo com um ritmo mais baixo do que aquele que habitualmente apresentam, mas foram os primeiros a chegar ao golo. Canto batido na esquerda por Tsimikas e Konaté, tal como havia feito na Luz, subiu ao primeiro andar e abriu as contas no marcador, à passagem do minuto 21. 

O golo deixou o Liverpool com uma vantagem maior na eliminatória, ao mesmo tempo que complicou o sonho do Benfica. Ainda assim, houve tempo e espaço para a reação das águias. Aos 31 minutos, Gonçalo Ramos 'calou' Anfield com um remate indefensável que deixou Alisson deitado no relvado e que empatou a partida. O jovem avançado das águias apontou o oitavo golo da temporada e estreou-se a marcar na Liga dos Campeões. 

Logo a seguir, Luis Díaz teve oportunidade de colocar novamente o Liverpool em vantagem na partida ainda antes do intervalo, mas Grimaldo fez o impossível e tirou o golo ao antigo jogador do FC Porto com um corte verdadeiramente incrível. 

Ao intervalo Nélson Veríssimo não gostava do que estava a ver em campo e decidiu, por isso, mexer no reatar da partida. Yaremchuk foi a jogo, ao passo que Diogo Gonçalves já não voltou para dentro de campo.

O Liverpool estava claramente a jogar com o relógio e de olho em qualquer erro por parte do Benfica, algo que viria mesmo a acontecer aos 55 minutos. Odysseas complicou, Vertonghen aliviou a bola para os pés de Diogo Jota e o internacional português cruzou com conta, peso e medida para Roberto Firmino encostar para dentro da baliza. 

O golo deitou por terra, - ainda que por pouco tempo -, o Benfica e o Liverpool foi acelerando em busca de mais golos. Aos 65 minutos Roberto Firmino chegou ao segundo golo na conta pessoal, em mais um lance em que ficou demasiado evidente a incapacidade defensiva do Benfica. Na sequência de um livre, o internacional brasileiro apareceu sem oposição para assinar o terceiro golo inglês da noite. 

Apesar de a eliminatória estar fechada, o Benfica não deitou a toalha ao chão e voltou a bater Alisson. Yaremchuk (73') soltou-se da marcação, fintou o guarda-redes brasileiro e marcou, com o lance a ser prontamente anulado pelo árbitro assistente, mas mais tarde devidamente validado com a ajuda do VAR. 

O Benfica conseguiria mesmo chegar ao empate por intermédio do inevitável Darwin Núñez (82'), jogador uruguaio que está num momento de forma fulgurante e que promete aquecer o próximo mercado de transferências. Tal como no segundo golo, o árbitro assistente voltou a assinalar fora de jogo, mas o VAR entrou em ação para repor a verdade e validar o golo de Darwin, que acabaria por fixar o resultado final em Anfield (3-3). 

O Benfica está fora da Liga dos Campeões, mas despediu-se da competição em Anfield em bom plano e apenas pode queixar-se de si próprio, uma vez que foram os erros defensivos que acabariam por resolver a eliminatória. O Liverpool continua em prova e irá medir forças com o Villarreal, que eliminou o todo-poderoso Bayern Munique, nas meias-finais. 

Momento do jogo: O golo de Konaté, num lance que havia sido visto na Luz, acabou por deitar por terra qualquer eventual remontada épica do Benfica. No entanto, ficou provado que as águias podiam ter feito melhor caso tivessem sido mais competentes a defender. 

Equipas iniciais 

ONZE DO LIVERPOOL: Alisson; Tsimikas, Konáte, Matip, Gómez; Henderson, Keitá, Milner; Diogo Jota, Luis Díaz e Roberto Firmino.  

Suplentes: Kelleher, Alexander-Arnold, Fabinho, Van Dijk, Robertson, Thiago Alcántara, Oxlade-Chamberlain, Jones, Elliott, Sadio Mané, Salah e Origi.

ONZE DO BENFICA: Odysseas; Gilberto, Vertonghen, Otamendi, Grimaldo; Weigl, Taarabt, Everton, Diogo Gonçalves; Gonçalo Ramos e Darwin Núñez. 

Suplentes: Helton, Valentino, Morato, Pedro Álvaro, André Almeida, Meïte, Paulo Bernardo, João Mário, Nemanja, Gil Dias, Seferovic e Yaremchuk. 

Pré-jogo 

18h45: Onzes oficiais e muitas surpresas do lado do Liverpool. Klopp deixa no banco jogadores como Salah, Mané, Thiago, Alexander-Arnold ou... Van Dijk. Do lado do Benfica, nota para a titularidade de Diogo Gonçalves na ausência de Rafa Silva. 

18h28: Antes do apito inicial, acontecerá um minuto de silêncio em memória dos 97 adeptos que perderam a vida na tragédia de Hillsborough, a 15 de Abril de 1989. Os reds usarão fumos negros nas camisolas e será exibido um mosaico na Bancada Kop. 

18h23: Olhando para o histórico de confrontos, em Anfield o Liverpool levou a melhor em quatro das cinco receções ao Benfica. A exceção aconteceu em 2006, quando o Benfica venceu por 2-0 e colocou fim à defesa do troféu por parte do Liverpool. 

18h00: Um dos grandes ausentes da partida é Rafa Silva, que se lesionou. Sem o internacional português, este é o onze provável das águias para o jogo desta noite em Anfield. 

17h45: A pouco mais de duas horas para o apito inicial, vale recordar que o Benfica terá de fazer dois golos e não sofrer nenhum para empatar a eliminatória e levar o jogo para prolongamento. 

Antevisão

Depois de Real Madrid e Villarreal terem assegurado a passagem às meias finais da Liga dos Campeões, chegou o dia para Liverpool e Benfica definirem quem segue em frente na prova milionária. Após a vitória inglesa na Luz (3-1), há uma semana, as duas equipas voltam a medir forças na noite desta quarta-feira, mas desta feita em Anfield. 

Os reds partem, naturalmente, com todo o favoritismo, não só pela evidente superioridade, como também devido à vantagem alcançada na visita a Portugal. Ainda assim, e tal como mostraram os jogos de ontem, na Liga dos Campeões nada está garantido e o Benfica ainda acredita numa eventual chegada à próxima fase da competição. 

Rafa Silva é o grande ausente do lado das águias, mas Nélson Veríssimo mostrou-se confiante de que equipa vai dar uma boa resposta. Do outro lado, Klopp também deixou a garantia de que o Liverpool não vai facilitar. 

Siga em direto, no Desporto ao Minuto, tudo o que se passa antes e durante esta partida entre Liverpool e Benfica, relativa à segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. 

Leia Também: Benfica dá o mote para a Champions: "É difícil, mas não impossível"

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório