Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Autora de 'Cisnes Selvagens' convidada no Festival Literário de Macau

Jung Chang, a autora de 'Cisnes Selvagens-Três filhas da China', vai participar no Festival literário de Macau, em março, que traz ao território mais de 60 convidados, anunciou hoje a organização.

Autora de 'Cisnes Selvagens' convidada no Festival Literário de Macau
Notícias ao Minuto

18:37 - 12/02/18 por Lusa

Cultura Jung Chang

O diretor do Festival Literário de Macau-Rota das Letras, Ricardo Pinto, afirmou que a sétima edição do festival apresenta "o maior número de sempre" de participantes de "diferentes países", entre 10 e 25 de março.

Além de Jung Chang, cujo livro foi traduzido em mais de 40 idiomas e vendeu mais de 15 milhões de exemplares, o responsável destacou a participação de Li-Young Lee, poeta americano premiado e autor de várias coletâneas de poesia, e de Marco Lobo, escritor residente em Tóquio e descendente da família macaense Lobo.

Estes nomes vão juntar-se à dissidente e ativista dos direitos humanos norte-coreana Hyeonseo Lee, a Suki Kim, que passou seis meses infiltrada naquele país, aos lusófonos Maria Inês Almeida, Rui Tavares e Ana Margarida de Carvalho (Portugal), Ungulani Ba Ka Khosa, de Moçambique, e Julián Fuks, do Brasil.

O escritor e argumentista Rui Cardoso Martins, a jornalista Isabel Lucas, a professora, poeta e ensaísta Helena Carvalhão Buescu, a cabo-verdiana Dina Salústio e o são-tomense Albertino Bragança, ex-ministro da Educação, Cultura e Desporto e dos Negócios Estrangeiros, são nomes do cartaz.

O vencedor do Man Asian Literary Prize, o romancista filipino Miguel Syjuco, vai também marcar presença no Rota das Letras.

Da China, além de Han Dong e A Yi, o festival vai contar com Bao Dongni (China) e Chan Hou Kei (Hong Kong), de acordo com um comunicado da organização.

Pelo edifício do antigo tribunal, em Macau, vão passar também James Church, ex-agente da CIA [serviços secretos norte-americanos] e escritor de romances policiais, e Michael Breen, a viver na península coreana há mais de três décadas.

Na Rota das Letras, festival fundado pelo jornal de Macau em língua portuguesa Ponto Final em 2012, vão também estar a escritora e jornalista espanhola Rosa Montero, o norte-americano Peter Hessler e a chinesa Leslie T. Chang.

O ilustrador e escritor português Afonso Cruz é o autor da imagem oficial da sétima edição do festival, que vai contar também com leituras de poesia, 'jam sessions', concertos, exposições e a exibição de cinco filmes.

A organização destacou a 24 de março uma conversa sobre o projeto Women's Voices, liderado pela editora da agência Bloomberg Hong Kong, Jodi Schneider, em parceiria com a Associação de Imprensa Portuguesa e Inglesa de Macau (AIPIM).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório