Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Aveiro mostra 900 peças de presépios tradicionais

Cerca de 900 peças de presépios tradicionais estão em exposição de hoje até 06 de janeiro, em Aveiro, informou a associação de artesãos A Barrica, promotora do evento.

Aveiro mostra 900 peças de presépios tradicionais
Notícias ao Minuto

11:46 - 24/11/17 por Lusa

Cultura Exposição

"Organizamos esta exposição pelo oitavo ano consecutivo. O que começou quase como um capricho, para desenvolver na nossa cidade uma atividade ligada ao artesanato, que não um mercado de Natal, tem crescido de ano para ano", disse à agência Lusa a secretária da Direção de A Barrica - Associação de Artesãos da Região de Aveiro.

Até ao dia 06 de janeiro, a cidade de Aveiro terá cerca de 900 peças de presépios tradicionais em exposição, mais 100 face a 2016.

Segundo Ana Silva, "Quase metade" das peças expostas no ano passado foram vendidas, um número que se espera possa ser ultrapassado.

"Numa altura, em que a coleção de presépios está em voga, conseguimos aliciar visitantes e compradores de variadíssimos pontos do país", disse a secretária da direção da Associação.

Quanto ao número de artesãos presentes são seis dezenas, de "norte a sul do país", algo que deixa Ana Silva "muito contente", porque "não só aumenta a variedade e qualidade da exposição, como também se permite aos aveirenses conhecerem o trabalho de colegas" de outras regiões.

Para Ana Silva, este evento tem como objetivos impulsionar o comércio tradicional, em particular na venda de artesanato, mas também dinamizar o artesanato credenciado.

Segundo a Associação de Artesãos da Região de Aveiro, todos os participantes estão credenciados com a Carta de Unidade Produtiva Artesanal.

A secretária da direção explicou à Lusa que a Associação de Artesãos tenta que "haja variedade, não só de artesãos, mas também de materiais utilizados".

"Consoante a zona do país representada, as matérias-primas e os estilos são diferentes, desde o típico figurado cerâmico de Barcelos, ao vidro da Marinha Grande ou à cortiça do Algarve" acrescentou.

Desde o primeiro ano que este evento conta com o apoio da Câmara Municipal de Aveiro.

A Exposição decorrerá 06 de janeiro na sede da Associação dos Artesãos da Região Norte.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório