Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Arquitetos debatem em congresso legado do Movimento Moderno

O legado social e patrimonial do Movimento Moderno na arquitetura vai estar em foco num congresso ibérico, que irá decorrer em Badajoz, em abril de 2018, com o objetivo de abrir o debate aos investigadores portugueses e espanhóis.

Arquitetos debatem em congresso legado do Movimento Moderno
Notícias ao Minuto

13:00 - 21/11/17 por Lusa

Cultura Badajoz

O Comité Ibérico do DOCOMOMO - sigla de Documentation and Conservation of buildings, sites and neighbourhoods of the Modern Movement (Documentação e Conservação de edifícios, sítios e bairros do Movimento Moderno), vai realizar o congresso nos dias 18, 19 e 20 de abril de 2018, em Badajoz.

"O fundamento social da arquitetura; do vernáculo e do Moderno, uma síntese cheia de oportunidades" será o título deste encontro organizado por Portugal e Espanha, nomeadamente por entidades na área da arquitetura.

Fonte da Ordem dos Arquitetos contactada pela agência Lusa, entidade que irá apresentar o congresso na terça-feira, às 17:30, na sede, em Lisboa, indicou que este congresso terá como principal objetivo abrir o tema em debate às universidades.

A DOCOMOMO é uma organização internacional criada em 1990 com o objetivo de inventariar, divulgar e proteger o património arquitetónico criado no século XX.

O encontro, cujo comité científico é composto por arquitetos portugueses e espanhóis, irá debater os caminhos para dinamizar todo esse património moderno, "transformando-o em recurso sustentável, capaz de se tornar motor de novas oportunidades para a sociedade em seu redor".

Ana Tostões, do DOCOMOMO Internacional, José María Vergeles Blanca, da Junta de Extremadura, José Manuel Pedreirinho, presidente da Ordem dos Arquitetos de Portugal, Sergio Diestro Menacho, da Federação de Entidades Locais da Extremadura, Jorge Candela Maestú, do Colegio Oficial de Arquitetos da Extremadura, Daniel Jiménez Ferrera, da Universidade de Évora e Isabel Argerich Fernández, do Instituto do Património Cultural de Espanha, são alguns dos especialistas que participam no congresso.

Os especialistas vão estudar os novos modelos de cidade dentro do Movimento Moderno, as transformações sociais, antropológicas e estéticas derivadas do novo uso do espaço e a tipologia construtiva, e estabelecer relações entre o construído, o ambiente territorial e o contexto económico e social, bem como a sua influência na formação da paisagem cultural.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório