Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Novo livro de José Tolentino Mendonça nas bancas a partir de 1 de junho

Um novo livro de poesia de José Tolentino Mendonça, que é "uma metáfora emblemática da humanidade", vai estar à venda nas livrarias a partir de dia 1 de junho, editado pela Assírio & Alvim.

Novo livro de José Tolentino Mendonça nas bancas a partir de 1 de junho
Notícias ao Minuto

19:48 - 26/05/17 por Lusa

Cultura Poesia

A primeira parte de 'Teoria da Fronteira' abre com esta epígrafe de Gloria Anzaldúa: "Penso na fronteira como o único ponto da terra que contém todos os outros lugares dentro de si".

Este é o mote "para uma poderosa reflexão sobre o amplo significado da palavra fronteira, nas suas múltiplas dimensões e como metáfora emblemática da humanidade, ontem como hoje", refere a editora.

O tema em causa serve também como ponto de partida para viagens por terras e cidades, por tempos passados e presentes, peregrinando pelos lugares da amizade, pela solidão, pelo silêncio e pelo corpo, acrescenta.

"Na cabana da guarda quando a hora/se faz precipitadamente escura/o peregrino varre/os seus pensamentos e espera/nunca foi tão transparente/o vidro da janela por onde vigia", escreve o autor num dos poemas, intitulado "inverno".

Poeta, sacerdote e professor, José Tolentino Mendonça tem publicado diversos livros de poesia, ensaio e teatro na Assírio & Alvim, e colaborado em muitos outros como tradutor e organizador.

José Tolentino Mendonça, para quem "a poesia é a arte de resistir ao seu tempo", tem visto a sua obra ser galardoada com diversos prémios, entre eles o Prémio Cidade de Lisboa de Poesia, o Prémio Pen Clube de Ensaio e o Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes APE/C. M. Amarante.

Nascido em 1965, na ilha da Madeira, doutorou-se em Teologia Bíblica, em Roma, e vive atualmente em Lisboa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório