Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Pedro Caldeira Cabral celebra 50 anos de carreira com recital no S. Luiz

O músico e investigador musical Pedro Caldeira Cabral apresenta hoje, no Teatro S. Luiz, em Lisboa, o concerto 'A Cítara Portuguesa: Ontem e Hoje', partilhando o palco com Ricardo Rocha e Luís Marques, como convidados especiais.

Pedro Caldeira Cabral celebra 50 anos de carreira com recital no S. Luiz
Notícias ao Minuto

06:39 - 25/05/17 por Lusa

Cultura Música

Em declarações à agência Lusa, o músico e compositor afirmou que Ricardo Rocha é responsável por "uma segunda rutura na tradição da guitarra portuguesa e que criou um estilo e uma voz própria"; quanto a Luís Marques, declarou-o como "um dos melhores intérpretes do estilo de Coimbra".

O recital de hoje à noite e a 'masterclass', na sexta-feira, no Jardim de Inverno deste teatro, constam da programação celebrativa dos 50 anos de carreira de Pedro Caldeira Cabral, nascido em 1950, em Lisboa, que estudou alaúde, viola da gamba e outros instrumentos antigos de corda e de sopro, e dirigiu os grupos La Batalla e Concerto Atlântico, na interpretação da Música Antiga em instrumentos históricos.

O recital 'A Cítara Portuguesa: Ontem e Hoje' divide-se em três partes: 'Música Antiga', 'A Nova Música" e 'A Música Tradicional'.

Na primeira parte serão interpretados compositores como Luis de Milán (1500-1561), Anthony Holborne (1550-1602), Sylvius Léopold Weiss (1686-1750) e Carlos Seixas (1704-1742), entre outros.

A segunda, 'A Nova Música', é constituída essencialmente por composições de Caldeira Cabral e de Ricardo Rocha.

A terceira parte inclui, entre outros, o 'Fado do Marinheiro' (1836), de autor anónimo, o 'Fado do Conde da Anadia', de José Maria dos Cavalinhos, o 'Fado-valsa do Petroline', de Luís Carlos da Silva, Variações em lá menor, de Armando Freire, Variações em ré menor, de Artur Paredes, e Fantasia Verdes Anos, de Carlos Paredes.

A 'masterclass' abre na sexta-feira, às 11:00, com um vídeo e explicação sobre "A Guitarra Portuguesa-História, Técnicas e Repertório" e, à tarde, realiza-se a mesa redonda "Em torno da Guitarra Portuguesa", aberta ao público, antes da audição dos participantes da 'masterclass'.

Referindo-se à sua atividade de compositor, Caldeira Cabral argumentou que desenvolveu "um estilo próprio, fundado na tradição solística da cítara portuguesa, com incorporação de técnicas originais e elementos resultantes do estudo dos instrumentos antigos das tradições cultas e populares da Europa mediterrânica".

O músico disse ter protagonizado, "entre finais de 1970 e começos de 1980, uma rutura na tradição musical da guitarra portuguesa", quando começou a utilizar a guitarra em composições suas, "originais, que rompiam com as chamadas escolas de Coimbra e a de Lisboa".

Na área da investigação, nos domínios da música tradicional e da organologia, colaborou, entre outros, com Ernesto Veiga de Oliveira, e publicou, em 1999, o livro 'A Guitarra Portuguesa'.

Como instrumentista tem pisado diferentes palcos internacionais, e acompanhou vários intérpretes, nomeadamente Amália Rodrigues. Tem cerca de 20 álbuns editados em editoras internacionais. O mais recente data de 2013, 'Labirinto da Guitarra/Antologia', publicado pela PrimeTime.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório