Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Ministro elogia projeto que vai permitir recuperar convento em Évora

O ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, elogiou hoje o projeto ligado ao património e às artes que está a ser desenvolvido no Convento de São Bento de Cástris, em Évora, acreditando que sejam alcançados "bons resultados".

Ministro elogia projeto que vai permitir recuperar convento em Évora
Notícias ao Minuto

18:20 - 06/12/16 por Lusa

Cultura Luís Castro Mendes

Denominado "Sphera Castris", o projeto consiste na criação de um polo expositivo e centro experimental das artes e património para promover o património cultural e a educação artística e potenciar o empreendedorismo e novas abordagens criativas.

Desenvolvido em parceria por várias entidades da região, o plano prevê, até 2020, com apoio de fundos comunitários, a recuperação total do convento e a instalação de laboratórios e residência artísticas, entre outras estruturas.

Luís Castro Mendes disse ter gostado do projeto que lhe foi apresentado pela equipa da Direção Regional de Cultura do Alentejo, considerando que "há muito trabalho a desenvolver", tendo em conta o atual estado de degradação do edifício.

"É um projeto interessante, mas terá de ser acompanhado por uma grande obra de requalificação", realçou, indicando que a recuperação do edifício "tem de ser de forma faseada por razões financeiras".

O governante falava aos jornalistas no final de uma visita ao Convento de São Bento de Cástris, localizado na periferia de Évora, integrada no périplo de dois dias ao Alentejo, no início da iniciativa Mais Cultura.

O ministro da Cultura salientou ainda que o monumento "é muito grande e sofreu um abandono durante muitos anos", mas notou que "já se conseguiu uma coisa muito importante" que foi a recuperação da cobertura do edifício, o que "impede danos maiores".

"Há um grande entusiasmo, as pessoas que estão a trabalhar no projeto estão muito empenhadas e eu acredito que consigamos bons resultados", sublinhou.

Fundado em 1274 por D. Urraca Ximenes, o Convento de São Bento de Cástris, situado na freguesia da Malagueira, no concelho de Évora, é o mais antigo mosteiro feminino do sul de Portugal.

Classificado Monumento Nacional, o convento, que entre os anos de 1960 e 2005 albergou a secção masculina da Casa Pia de Évora, está atualmente desocupado.

Na quarta-feira, o secretário de Estado da Cultura desloca-se a dois concelhos do distrito de Beja, Alvito e Vidigueira, terminando o périplo, novamente com a presença do ministro, com visitas à cidade romana de Miróbriga, em Santiago do Cacém, e ao centro e escola de Artes e à Casa Museu Vasco da Gama, em Sines.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório