Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Prémio Hernâni Cidade para obra 'Enquanto' de João Baptista Coelho

A obra 'Enquanto', de João Baptista Coelho, de Tires, no concelho de Cascais, venceu o Prémio Literário Hernâni Cidade 2016, instituído pelo município de Redondo, no distrito de Évora, revelou hoje a autarquia alentejana.

Prémio Hernâni Cidade para obra 'Enquanto' de João Baptista Coelho
Notícias ao Minuto

12:03 - 17/10/16 por Lusa

Cultura Literatura

Na 21.ª edição da iniciativa, este ano na modalidade de texto poético, os concorrentes tiveram de construir um poema livre a partir do mote: "Enquanto quis Fortuna que tivesse/Esperança de algum contentamento,/O gosto de um suave pensamento/Me fez que seus efeitos escrevesse", de Luís de Camões.

O segundo prémio foi atribuído à obra "Deu-me a sorte este instante de alegria", de Pedro Manuel Martins Baptista, de Coimbra.

A obra "Onde estás, oh esperança minha?", de Carlos Manuel Meneses Moreira, de Águas Santas, no concelho da Maia, conquistou o terceiro prémio.

A Câmara Municipal de Redondo pretende com esta iniciativa homenagear a memória do professor e escritor Hernâni Cidade, natural da vila, e incentivar a criatividade literária e o aparecimento de novos autores entre jovens e adultos.

A cerimónia de entrega dos prémios está marcada para o próximo sábado, às 16:00, no auditório do Centro Cultural de Redondo.

Ensaísta e investigador, Hernâni António Cidade, doutorado em Filologia Românica, foi professor de liceu e das faculdades de Letras do Porto e de Lisboa.

Dotado de grande erudição, Hernâni Cidade contribuiu para o estudo da história da cultura e da literatura portuguesa, da qual é considerado um grande especialista, tendo-se notabilizado pelos seus ensaios sobre Camões.

Colaborador de A Águia, Seara Nova e do Primeiro de Janeiro, entre outros títulos da imprensa periódica, codirigiu o Diário Liberal e deixou o seu nome ligado à fundação da Colóquio: Revista de Artes e Letras e da Colóquio/Letras.

Hernâni Cidade nasceu em Redondo em 1887 e faleceu em Évora em 1975.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório