Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Exposição de Azulejos portugueses inaugurada em Madrid

Uma exposição sobre "a produção de azulejos em Portugal durante a primeira metade do século passado e as fotografias que lhes serviram de motivo e inspiração" foi inaugurada na terça-feira em Madrid pelo Ministério da Cultura espanhol.

Exposição de Azulejos portugueses inaugurada em Madrid
Notícias ao Minuto

14:57 - 28/09/16 por Lusa

Cultura Espanha

Um grande número de edifícios portugueses estavam, na primeira metade do século XX, decorados com painéis (de azulejos) de iconografia variada, desde paisagens e monumentos de imagens da vida campesina e pré-industrial, explica o Ministério da Cultura em nota à imprensa.

Os pintores destes azulejos inspiraram-se em impressões fotográficas nos seus diversos meios de comunicação: livros de imagens, revistas ou postais.

Estas "fontes iconográficas" são o tema central da exposição, que põe em paralelo os originais e as cópias, para mostrar a versão moderna ao lado da antiga forma de trabalho dos pintores de azulejo.

'Da fotografia ao azulejo. Povo, monumentos e paisagens de Portugal na primeira metade do século XX' vai estar exposta até 27 de novembro próximo no Museu Nacional de Antropologia, em Madrid.

A exposição foi organizada pelo Museu Nacional de Soares dos Reis (Portugal), o Museu Etnográfico Provincial de Leão (Espanha) e o Museu Nacional de Antropologia (Espanha) por onde já passou e irá em seguida para o Museu Nacional de Arte Popular de Lisboa.

Durante a sua passagem por Madrid, a mostra faz parte de um conjunto de eventos de 'Cultura Portugal -- 14ª. Mostra da Cultura Portuguesa', organizada pela Embaixada de Portugal em Espanha, cujo programa está em fase de conclusão, prevendo-se que seja apresentado em Madrid a 18 de outubro próximo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório