Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Cinemateca homenageia Henrique Espírito Santo

O produtor Henrique Espírito Santo vai ser homenageado este mês, pela Cinemateca Portuguesa, em Lisboa, com um ciclo de cinema que pretende recordar as várias facetas de "uma das figuras incontornáveis do Cinema Novo português".

Cinemateca homenageia Henrique Espírito Santo
Notícias ao Minuto

19:08 - 03/02/16 por Lusa

Cultura Produtores

Na programação, a Cinemateca descreve-o como um "cineclubista de formação, antifascista militante por convicção, diretor de produção e produtor de profissão e, 'last but not the least', formador de toda uma geração de profissionais de cinema, na área da produção".

O ciclo abrirá no dia 15 com ‘O recado’ (1971), de José Fonseca e Costa, com Maria Cabral, o primeiro filme no qual Henrique Espírito Santo assina a direção de produção. Até ao final do mês serão projetados cerca de trinta filmes.

Destaque para ‘Veredas’ (1977), de João César Monteiro, uma produção do Centro Português de Cinema dirigida por Henrique Espírito Santo, ‘Jaime’ (1974), de António Reis, ‘Ardiente paciencia’ (1983), de Antonio Skármeta, e ‘A promessa’ (1972), de António de Macedo.

No dia 26, a Cinemateca exibirá o filme ‘As desventuras do Drácula von Barrreto, nas terras da reforma agrária’, de 1977, no qual Henrique Espírito Santo participa como ator.

Hoje com 84 anos, Henrique Espírito Santo iniciou-se no cinema há 50 anos, em 1966, com José Fonseca e Costa, na produtora Unifilme.

Foi diretor de produção do Centro Português de Cinema e um dos fundadores da cooperativa de produção Cinequanon. Fez parte do Núcleo de Produção do Instituto Português de Cinema e, em 1976, fundou a produtora Prole Filme.

Alberto Seixas Santos, António da Cunha Telles, António Campos, João Mário Grilo, Jorge Silva Melo, José Álvaro Morais, Luís Filipe Rocha e Manoel de Oliveira foram alguns dos realizadores com quem trabalhou.

Sendo ainda uma das figuras do cineclubismo, Henrique Espírito Santo recebeu em 2014 um prémio Sophia de Carreira, atribuído pela Academia Portuguesa de Cinema.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório