Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Serralves celebra chegada do outono e espera 20 mil visitantes

Conhecer uma farmácia natural, ver animais arquitetos ou plantar e minhocar são algumas das atividades oferecidas à população no próximo domingo em Serralves, Porto, para celebra a 'Festa do Outono', onde se aguardam milhares de pessoas.

Serralves celebra chegada do outono e espera 20 mil visitantes
Notícias ao Minuto

20:30 - 25/09/15 por Lusa

Cultura Domingo

Estima-se a visita de cerca de 20.000 pessoas na 'Festa do Outono', disse à Lusa fonte de Serralves, acrescentando que o evento se dirige a "todos os públicos, mas em particular às famílias".

A partir das 10:00 de domingo, o Parque de Serralves oferece entradas à população para oficinas, percursos orientados e jogos de biodiversidade, mas também há teatro, dança e exposições para ver e ouvir até às 19:00, altura em que a 'Festa do Outono' encerra.

O objetivo é "reavivar antigas tradições e costumes do outono", explica a organização, em comunicado de imprensa.

"A 7.ª edição desta festa convida à (re)descoberta de formas de existir com maior ligação à terra, no sentido da construção de uma sociedade mais justa e sustentável, em ambiente de grande festividade", acrescenta a organização.

As várias atividades não necessitam de marcação prévia, mas estão sujeitas à lotação em cada momento nos horários de funcionamento.

Na oficina "Animais Arquitetos" o objetivo é conhecer os animais do parque, as construções na natureza, quem habita os bugalhos, quem construiu microscópicos túneis nas folhas de árvores ou onde vivem os abelhões no interior das colmeias.

Na oficina da 'Farmácia natural' vai aprender-se, por exemplo, que as plantas são utilizadas desde a antiguidade em diversos fins terapêuticos, cosméticos e alimentares e vai ser possível explorar o universo das plantas medicinais e produzir extratos com plantas.

Redescobrir práticas antigas ligadas à tradição rural, contactar com as raças autóctones de animais domésticos da Quinta de Serralves e com modos de cuidar de recursos essenciais à vida, como a água, solo e a energia são outras atividades para celebrar a chegada do outono.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório