Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Teatro de Oeiras recebe a peça 'A tortura de escolher' em maio

As sessões irão decorrer sextas e sábados, nos dias 13, 14, 20 e 21 de maio, pelas 21h30.

Teatro de Oeiras recebe a peça 'A tortura de escolher' em maio
Notícias ao Minuto

15:25 - 29/04/22 por Beatriz Maio

Cultura Espetáculo

'A tortura de escolher', uma criação de Filipa Borges e Tiago Pires, é a peça que o Teatro Independente de Oeiras (TIO) apresenta no próximo mês de maio, nos dias 13, 14, 20 e 21, pelas 21h30 - um espetáculo com duração de 70 minutos, destinado a maiores de 12 anos, que relata a dificuldade de tomar decisões e a pressão que o ser humano sente ao fazê-lo. 

"Tentamos prever cada cenário e explorá-lo ao máximo na nossa cabeça. Negamos todo um universo e, no fim, espera-se que nos contentemos com o que sobrou: um grão de areia que, duvidosamente, escolhemos, por nos parecer o mais correto no momento", diz a sinopse da peça, que também refere que "a ansiedade e a angústia são catastróficas. As decisões perseguem-nos. São um peso do qual não nos conseguimos livrar".

Filipa Borges e Tiago Pires, que se estreiam na produção de um espetáculo, admitiram que "está a ser uma grande aventura" e que o apoio do diretor e encenador do TIO "tem sido um conforto enorme e um estímulo para ultrapassar barreiras e inseguranças".

Foi o livro 'A Angústia do Guarda-redes Antes do Penalty', de Peter Handke, que inspirou o tema da peça e deu aos encenadores "vontade de explorar o sentimento de desespero causado pela necessidade de escolher e como este se pode revelar até nas ocasiões mais banais". Este espetáculo propõe assim, uma reflexão "sobre um lado menos comum da vida quotidiana; uma realidade menos conhecida, mas não menos importante".

O projeto foca-se tanto na promoção da proatividade como da empatia, através da fusão da dança com o teatro e a música. "Quisemos fundir diferentes formas de arte para mostrar as realidades relativas a cada um e como estas se podem interligar", esclareceram os produtores, confessando: "O nosso objetivo é instigar o público e fazê-lo questionar-se sobre os julgamentos e preconceitos que temos perante os outros".

Os preços dos bilhetes variam de 8 a 12 euros e poderão ser adquiridos em www.ticketline.sapo.pt, na Fnac, Worten, El Corte Inglés, C. C. Dolce Vita, Casino Lisboa, Galerias Campo Pequeno, Ag. Abreu, A.B.E.P., MMM Ticket e C. C. Mundicenter, Fórum Aveiro, U-Ticketline, C.C.B, Time Out Mercado da Ribeira, Shopping Cidade do Porto, Lojas NOTE, SuperCor – Supermercados e ASK ME Lisboa.

Para mais informações poderá recorrer ao e-mail bilheteira@teatrodeoeiras.com ou ao contacto telefónico 214 406 878.

Leia Também: Pós-pandemia, Erika de Casier quer colaborar com mais pessoas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório