Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Duas produções portuguesas de cinema recebem apoio do fundo Eurimages

O projeto de filme "Légua", de João Miller Guerra e Filipa Reis, e a coprodução luso-espanhola "Corpo Aberto", de Ángeles Huerta, vão receber apoio financeiro do fundo europeu Eurimages, foi hoje anunciado.

Duas produções portuguesas de cinema recebem apoio do fundo Eurimages
Notícias ao Minuto

18:39 - 09/12/21 por Lusa

Cultura Cinema

De acordo com o Conselho da Europa, o fundo Eurimages irá destinar 9,1 milhões de euros para apoiar a coprodução de 37 projetos de longa-metragem, incluindo documentário e cinema de animação.

Entre os 37 projetos abrangidos está "Légua", de João Miller Guerra e Filipa Reis, uma coprodução com França e Itália e que receberá 143.000 euros do Eurimages.

"Légua" será a segunda longa-metragem de ficção que os dois realizadores assinam em conjunto, juntando-se a "Djon África", de 2018, e o título do filme remete para uma aldeia do norte de Portugal, onde decorre a história.

O projeto de João Miller Guerra e Filipa Reis já tinha sido apresentado este ano no festival de cinema de Roterdão, e conta com apoio financeiro do Instituto do Cinema e Audiovisual, de apoio a longas-metragens (250.000 euros) e no âmbito do protocolo luso-francês (30.000 euros).

O Eurimages irá ainda financiar, com 270.000 euros, a produção luso-espanhola "Corpo aberto", da realizadora espanhola Ángeles Huerta, cuja rodagem começou em novembro na Galiza, Espanha.

"Corpo Aberto", primeira longa-metragem de ficção de Ángeles Huereta, conta com coprodução pela Cinemate, de Ana Costa, e o elenco integra, entre outros, o ator espanhol Tamar Novas e os portugueses Victoria Guerra e José Fidalgo.

Segundo a publicação Cineuropa, "Corpo Aberto" é um filme de 'folk horror' cuja história de desenrola em torno e um professor, que vai viver para uma localidade raiana, entre Portugal e Espanha, onde prevalecem crenças antigas e superstições sobre vivos e mortos.

Desde que foi criado, em 1988, o fundo Eurimages já apoio 2.273 coproduções cinematográficas, com um total de 649 milhões de euros, referiu o Conselho da Europa em nota de imprensa.

Leia Também: Festival de Cinema e Literatura do Algarve muda-se para Faro em 2022

Recomendados para si

;
Campo obrigatório