Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Tiragem da cortiça em Coruche inscrita como Património Cultural Imaterial

A tiragem da cortiça no concelho de Coruche foi inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, segundo anúncio hoje publicado no Diário da República (DR).

Tiragem da cortiça em Coruche inscrita como Património Cultural Imaterial
Notícias ao Minuto

12:46 - 29/11/21 por Lusa

Cultura Cortiça

No despacho da subdiretora-geral do Património Cultural, Rita Jerónimo, datado de 12 de novembro e publicado hoje no DR, é destacada a importância desta "manifestação do património cultural imaterial enquanto reflexo da respetiva comunidade e a articulação com as exigências de desenvolvimento sustentável e de respeito mútuo entre comunidades, grupos e indivíduos".

A candidatura, apresentada pela Câmara Municipal de Coruche em 2018, insere-se no domínio das "competências no âmbito de processos e técnicas tradicionais" em atividades extrativas, sendo a tiragem da cortiça ou descortiçamento definida como "a operação que permite a extração da cortiça do sobreiro".

"É o saber-fazer associado à separação da camada de cortiça que acompanha o ciclo de crescimento do sobreiro - sem ter consequências na vitalidade da árvore e permitindo a sua regeneração cíclica e integral - que caracteriza a atividade do tirador e lhe confere grande responsabilidade e um elevado grau de especialização incomparável a qualquer outra atividade florestal, agrícola ou pecuária que igualmente se desenvolve no montado", lê-se na Ficha de Património Imaterial.

"Trata-se de uma atividade sazonal que se realiza fundamentalmente entre os meses de maio e agosto durante a fase mais ativa do crescimento vegetativo da árvore", acrescenta.

Para o município, a validação da classificação como património cultural imaterial é um passo importante para uma candidatura desta arte a Património Cultural da Humanidade.

Leia Também: Cortiça motiva queda de 3,7% em valor da produção silvícola em 2019

Recomendados para si

;
Campo obrigatório