Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Filme 'Mosquito' premiado pela crítica na Mostra de São Paulo

O filme 'Mosquito', de João Nuno Pinto, foi distinguido pela crítica da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que terminou na quarta-feira no Brasil.

Filme 'Mosquito' premiado pela crítica na Mostra de São Paulo
Notícias ao Minuto

11:56 - 05/11/20 por Lusa

Cultura Mosquito

Segundo a lista de premiados, 'Mosquito' foi eleito o melhor filme internacional pela crítica, numa edição da mostra com sessões 'online' e ao ar livre, por causa da Covid-19, e em que estiveram presentes cerca de dez filmes de produção e coprodução portuguesa.

Em comunicado, a produtora Leopardo Filmes indica que, num vídeo de agradecimento, o realizador João Nuno Pinto dedicou o prémio ao ator Filipe Duarte, que entra no filme e morreu em abril passado.

'Mosquito', que abriu este ano o festival de cinema de Roterdão (Holanda), é protagonizado pelo ator João Nunes Monteiro, no papel de Zacarias, um jovem militar enviado para África, na primeira guerra mundial.

O filme "é inspirado na história da chegada do meu avô a África. No entanto, o que se passou durante a sua longa e solitária caminhada pouco se sabe. É aqui que entra a ficção, a fabulação e o sentido que pretendo dar à narrativa", explica o realizador na nota de intenções.

A longa-metragem é premiada no Brasil dias depois de ter recebido dois prémios na Mostra de Valência -- Cinema del Mediterrani, em Espanha, de melhor fotografia para Adolpho Veloso, e de melhor banda sonora para o músico Justin Melland.

'Mosquito' é o candidato de Portugal à categoria de Melhor Filme Ibero-Americano dos Prémios Goya de 2021, de Espanha, e é um dos quatro filmes nomeados para uma candidatura portuguesa à categoria de Melhor Filme Internacional dos Óscares.

Produzido por Paulo Branco, 'Mosquito' contou com coprodução de França, Brasil e Moçambique, onde foi rodado, e terá uma versão em minissérie com três episódios.

Além de 'Mosquito', João Nuno Pinto é ainda autor da longa-metragem 'América' (2000) e das curtas 'Don't swim' (2015) e 'Skype me' (2008).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório