Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Baião: Arranca a 3.ª fase das obras de restauro do Mosteiro de Ancede

Obra de requalificação segue um projeto do arquiteto Álvaro Siza Vieira.

Baião: Arranca a 3.ª fase das obras de restauro do Mosteiro de Ancede
Notícias ao Minuto

10:14 - 22/07/20 por Notícias Ao Minuto

Cultura Baião

Arranca esta quarta-feira, dia 22 de julho, a terceira fase das obras de conservação e restauro do Complexo Arquitetónico do Mosteiro de Santo André de Ancede, em Baião. A cerimónia, que marca o início da obra de requalificação, está agendada para as 11h30 e contará com a presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca, e do arquiteto Álvaro Siza Vieira.

"O investimento reveste-se de grande importância porque vai incidir sobre espaços que se encontravam em ruína, não podendo receber atividades nem visitas regulares. Nesta fase de trabalhos serão investidos 1 milhão e 666 mil euros, comparticipados por fundos comunitários", sublinha a autarquia, em comunicado. 

Segundo a mesma nota, esta terceira de fase das obras incidirá  na reabilitação de quatro áreas do mosteiro: os Claustros, a Ala Poente, a Ala Nascente e a Ala Sul.

"Para além da intervenção estrutural, serão criados equipamentos culturais, nomeadamente um auditório e espaços de exposições permanentes e temporárias", adianta ainda a Câmara Municipal de Baião (CMB). 

Este ano celebram-se 900 anos desde a referência mais antiga conhecida à existência do Mosteiro de Santo André. O imóvel é propriedade da autarquia desde 1985 e integra a Rota do Românico desde 2010 e Monumento de Interesse Público desde 2013.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório