Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Artista André Guedes programa festival de dança Cumplicidades 2020

O artista plástico André Guedes será o programador convidado do Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa - Cumplicidades, em março em Lisboa, revelou a organização.

Artista André Guedes programa festival de dança Cumplicidades 2020
Notícias ao Minuto

20:00 - 16/01/20 por Lusa

Cultura Artes

O Cumplicidades tem, a cada edição, um programador diferente para que o festival apresente "um olhar renovado sobre o panorama criativo na área da dança", explica o diretor artístico, Francisco Camacho, em comunicado.

O programa desta terceira edição, de 06 a 21 de março, foi desenhado por André Guedes, com as performances ligadas pela reflexão sobre o que é nacional ou internacional, por causa da "diversidade de linguagens, biografias, cronologias e distintas geografias dos artistas" convidados, refere o curador.

No total, o Cumplicidades apresentará 27 coreografias, performances e atuações de artistas nacionais e internacionais, alguns em estreia absoluta, em espaços como as galerias municipais, o Teatro do Bairro Alto, o Teatro Camões e o Teatro Taborda.

Da programação do Cumplicidades fazem parte, por exemplo, a estreia de 'Mina', de Carlota Lagido, que se apresenta como um manifesto "transfeminista e interseccional", e a apresentação de 'Heroes', da coreógrafa libanesa Khouloud Yassine.

A Companhia Nacional de Bailado interpretará duas coreografias dos anos 1930: 'Chronicle', de Martha Graham, estreada em Nova Iorque em 1936, e 'A mesa verde', de Kurt Jooss, estreada em Paris em 1932.

Ana Rita Teodoro fará uma conferência dançada, "Your Teacher, Please", sobre as práticas de dança japonesa butô.

Destaque ainda para "uma iniciativa pioneira", intitulada 'Passaporte da Dança' que consiste num calendário de 110 aulas para que os espectadores possam experimentar diferentes estilos de dança, em 40 escolas de Lisboa.

O Cumplicidades estreará ainda o serviço educativo, em parceria com a Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, para abordar a História da dança a partir de conceitos como "património coreográfico", "repertório" e "legado da dança.

O Festival Internacional de Dança Contemporânea de Lisboa - Cumplicidades é uma iniciativa da estrutura cultural Eira, de Francisco Camacho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório