Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Duas obras de Vieira da Silva cedidas pelo Novo Banco ao museu da pintora

Duas pinturas de Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992) vão ser cedidas pelo Novo Banco à fundação que gere o legado da artista, em Lisboa, para ficarem em exposição a partir de quinta-feira, anunciou hoje a instituição bancária.

Duas obras de Vieira da Silva cedidas pelo Novo Banco ao museu da pintora
Notícias ao Minuto

17:30 - 22/05/19 por Lusa

Cultura Novo Banco

De acordo com o Novo Banco, na quinta-feira será assinado um protocolo com a Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva, para a cedência das duas telas que pertencem à Coleção de Pintura do Novo Banco.

As obras são uma tela "Sem título" (1947) e "Le grand navire" (1966), selecionadas para "enriquecer o acervo" do museu da pintora, considerada uma das maiores artistas do século XX.

O protocolo é feito no âmbito da parceria anunciada em 2018 entre o Estado e esta instituição bancária, que vai permitir, até ao primeiro semestre deste ano, ceder um total de 37 obras a 20 museus de 14 regiões do país.

Esta iniciativa está integrada na estratégia do Novo Banco - adquirido pelo fundo norte-americano Lone Star - para realizar parcerias com entidades públicas e privadas, como museus e universidades, para depósito do seu património cultural e artístico.

Este património inclui a Coleção de Pintura, com cerca de cem quadros do século XVII ao século XX, a Biblioteca de Estudos Humanísticos de Pina Martins, que está à guarda da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, a Coleção de Numismática e a Coleção de Fotografia, já qualificada pelo presidente do Novo Banco como "a joia da coroa".

A assinatura do protocolo com a Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva vai contar com a presença do presidente da Fundação, António Gomes de Pinho, e do CEO do Novo Banco, António Ramalho.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório