Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Amor e ciúme voltam ao palco do Teatro Nacional São João com 'Otelo'

Com encenação, cenografia e figurinos de Nuno Carinhas.

Amor e ciúme voltam ao palco do Teatro Nacional São João com 'Otelo'
Notícias ao Minuto

14:45 - 02/01/19 por Filipa Matias Pereira

Cultura Nuno Carinhas

A primeira temporada de 'Otelo', do dramaturgo William Shakespeare, encenada por Nuno Carinhas já lá vai e contou com cerca de quatro mil espectadores. A obra que foi levada ao palco do Teatro Nacional São João está de volta para as suas últimas apresentações, entre os dias 5 e 20 de janeiro no mesmo local.

Como refere o comunicado enviado à redação do Notícias ao Minuto, apesar de datado de 1604, ‘Otelo, o Mouro de Veneza’ é um texto que se mantém atual, sendo que enfatiza o “poder ‘transformista’ de sentimentos como a inveja e o ciúme que alastram e incendiam a alma humana, espelhando um lado mais negro e ludibrioso”.

Mas em palco também estarão em cena outros temas fraturantes da sociedade, tais como as questões raciais, sendo que Otelo era visto como o ‘estrangeiro’. O papel da mulher na sociedade com Desdémona a desafiar padrões, “impondo a sua liberdade ao escolher o homem com quem casa e ao falar abertamente em público sobre assuntos da sociedade, chegando até a contradizer as opiniões do marido” é outro dos temas encenados.

O espetáculo acontece à quarta-feira e ao sábado, às 19h00; à quinta e sexta-feira, às 21h00; e ao domingo, às 16h00. Saliente-se que, a título excecional, a récita de dia 5 de janeiro, sábado, tem início às 21h00. Dia 8, às 15h00, haverá uma sessão exclusiva para escolas. No dia 9, o espetáculo terá uma sessão descontraída, com audiodescrição e tradução em Língua Gestual Portuguesa.

A récita de dia 19 de janeiro dá 'carta branca' a crianças maiores de quatro anos que, através de uma inscrição de 2,50 euros, são acompanhadas pela equipa do TNSJ enquanto decorre o espetáculo. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório