Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Fernando Duarte e Elmano Sancho distinguidos pela Fundação Mirpuri

O coreógrafo Fernando Duarte venceu o prémio de dança da Fundação Mirpuri enquanto o de teatro foi para o ator Elmano Sancho e, o de música, para o projeto Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa, informou hoje a Fundação.

Fernando Duarte e Elmano Sancho distinguidos pela Fundação Mirpuri
Notícias ao Minuto

14:15 - 05/11/18 por Lusa

Cultura Projeto

Fernando Duarte, da Companhia Nacional de Bailado, bailarino, coreógrafo e professor, responsável por coreografias como "La Bayadére" e "Pássaro de Fogo", apresentadas em temporadas mais recentes, é também mestre dos Estúdios Vitor Cordon, em Lisboa.

O ator e encenador Elmano Sancho, nome conhecido pelo trabalho em companhias como Artistas Unidos e Teatro da Garagem, e com encenadores como Jorge Silva Melo, Emmanuel Demarcy-Mota e Rogério de Carvalho, estreou este ano, no festival de teatro de Almada, a peça "A Última Estação", que escreveu, dirigiu e interpretou.

No seu currículo destacam-se igualmente os desempenhos em "Não se brinca com o amor", de Alfred de Musset (2011), "Herodíades", de Giovanni Testori (2012), e " A Estalajadeira", de Carlo Goldoni (2013), entre outras peças.

O prémio de música foi para o Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa (MPMP), projeto de divulgação, que engloba um conjunto instrumental flexível, em função dos repertórios, que vai da formação de câmara ao coral-sinfónico.

Desde 2012, o MPMP tem desenvolvido um trabalho de proximidade com musicólogos e compositores tendo em vista a redescoberta de patrimo´nio passado e a valorizac¸a~o de reperto´rios contempora^neos.

O nome dos prémios de dança, música e teatro foram inspirados em figuras nacionais em cada uma das suas áreas, ou seja, respetivamente, o encenador Carlos Avillez, a bailaria e coreógrafa Anna Mascolo e o pianista Sequeira Costa.

Cada prémio tem o valor de 30 mil euros.

Os prémios foram entregues numa gala realizada no Teatro Nacional de S. Carlos, no sábado, na qual participou o bailarino e coreógrafo russo Vladimir Vasiliev, antigo responsável do Ballet Bolshoi, que recebeu o Prémio de Carreira e Prestígio, por toda uma vida dedicada aos palcos e e à dança.

Também participou neste espetáculo a Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida pelo maestro Pedro Neves.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório