Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Líderes discutem 'assentos' na Europa, Portugal de fora

Esta em contrarrelógio a escolha dos altos cargos para a nova Comissão Europeia, noticia o Diário Económico. Portugal não entra nas contas, mas é necessário que se acordem nomes o quanto antes para que a comissão entre em funções a 1 de novembro.

Líderes discutem 'assentos' na Europa, Portugal de fora
Notícias ao Minuto

12:36 - 25/08/14 por Notícias Ao Minuto

Política Reunião

A reunião extraordinária do Conselho Europeu, no próximo sábado, pretende definir os altos cargos da nova Europa, por forma a que a nova Comissão Europeia possa entrar em funções a 1 de novembro, noticia o Diário Económico.

Para que isso aconteça, só é necessário chegar a acordo quanto aos sucessores de Herman Van Rompuy, atual presidente do Conselho Europeu, Catherine Ashton, responsável pela política externa, e Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo.

De acordo com o El País, a chanceler alemã, Angela Merkel, terá já manifestado o seu apoio ao espanhol Luís De Guindos para presidir ao Eurogrupo.

Além de acordar estes cargos de topo, ainda é necessário definir a composição do colégio de comissários e enviá-la para o Parlamento Europeu, para que a aprove ou rejeite.

Portugal está de fora, no que a cargos de topo diz respeito, mas, de acordo com a mesma publicação, posiciona-se ao lado da Itália, principalmente porque quer o apoio dos italianos no cargo a atribuir a Carlos Moedas no colégio de comissários.

O Governo sabe que não conseguirá uma pasta forte, mas espera conseguir alguma das mais pequenas, o que havendo apoio de outros governos será mais fácil.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório