Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Dissidentes do Bloco entregam nove mil assinaturas para novo partido político

Cerca de 9.000 assinaturas foram entregues, esta segunda-feira, no Tribunal Constitucional para requerer a formação de um novo partido político, designado Movimento Alternativa Socialista, que reúne ex-bloquistas e pretende dizer "basta à austeridade".

Dissidentes do Bloco entregam nove mil assinaturas para novo partido político
Notícias ao Minuto

13:01 - 15/10/12 por Lusa

Política Tribunais

"Nós achamos que é uma pouca vergonha que centenas e milhares de milhões de euros tenham desaparecido para BPN`s, para submarinos, para parceiras público privadas e simultaneamente a população cada vez mais esteja com dificuldades", afirmou André Pestana, após entregar as assinaturas no TC.

O porta-voz do novo partido, que se designa Movimento Alternativa Socialista, disse que o objectivo é "ser uma nova força política também no Parlamento que diga uma vez por todas que basta de privilégios dos políticos, de mordomias, de frotas luxuosas de carros, reformas vitalícias, os milhões de euros que os partidos parlamentares recebem todos os anos".

André Pestana, que estava acompanhado pelo ex-bloquista Gil Garcia, disse que irá solicitar reuniões com as outras forças de esquerda com vista a "uma unidade de esquerda activa com as forças contra a austeridade".

O MAS - cujo símbolo é um cravo vermelho estilizado - surgiu no Bloco de Esquerda no seio da tendência Ruptura/FER cujos membros abandonaram o partido na sequência de divergências com a direcção após os resultados das eleições legislativas de 5 de Junho de 2011, nas quais o Bloco perdeu metade dos 16 deputados que tinha eleito nas anteriores.

A intenção de criar um novo partido político foi anunciada no final do ano passado por Gil Garcia, que acusou a direcção partidária de "discriminação à esquerda" e considerou que o partido estava "cada vez mais institucionalizado e parlamentarizado".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório