Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Operação Marquês: Zeinal Bava e Henrique Granadeiro constituídos arguidos

Zeinal Bava e Henrique Granadeiro são constituídos arguidos no mesmo processo que envolve José Sócrates. A informação está a ser avançada pela SIC Notícias.

Operação Marquês: Zeinal Bava e Henrique Granadeiro constituídos arguidos
Notícias ao Minuto

17:02 - 24/02/17 por Ana Lemos

País Justiça

Os antigos gestores da Portugal Telecom Zeinal Bava e Henrique Granadeiro foram ambos notificados para comparecerem esta tarde no Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) para serem interrogados e constituídos arguidos.

De acordo com a SIC Notícias, que avança com a informação, estes interrogatórios foram realizados no âmbito da Operação Marquês, que envolve o antigo primeiro-ministro José Sócrates.

Zeinal Bava foi ouvido e formalmente constituído arguido ainda durante a manhã desta sexta-feira, tendo saído em liberdade.

Quanto ao interrogatório a Henrique Granadeiro, acrescenta a SIC Notícias, não se sabe se já terminou ou se ainda decorre.

Recorde-se que, no verão do ano passado, as residências dos dois ex-gestores da PT foram alvo de buscas. Em causa estariam as alegadas 'luvas' pagas a José Sócrates pelo Grupo Espírito Santo e que teriam a ver com negócios que envolviam a PT.

A Operação Marquês conta já com mais de 20 arguidos, incluindo o antigo primeiro-ministro, que esteve preso preventivamente mais de nove meses, e que está indiciado por fraude fiscal qualificada, branqueamento de capitais e corrupção passiva para ato ilícito.

São ainda arguidos Armando Vara e a filha, Carlos Santos Silva, empresário e amigo de José Sócrates, Joaquim Barroca, empresário do grupo Lena, João Perna, antigo motorista do ex-líder do PS, Paulo Lalanda de Castro, do grupo Octapharma, Inês do Rosário, mulher de Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e os empresários Diogo Gaspar Ferreira e Rui Mão de Ferro e o empresário luso-angolano Helder Bataglia.

[Notícia atualizada às 17h19]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório