Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 20º

"Cortina de chuva" cancela procissão Ecce Homo em Braga

A "cortina de chuva" que se abateu sobre a cidade de Braga impediu esta quinta-feira os farricocos, tochas e peregrinos de percorrerem as ruas na procissão ‘Ecce Homo’, um dos momentos "mais esperados" na Semana Santa bracarense.

"Cortina de chuva" cancela procissão Ecce Homo em Braga
Notícias ao Minuto

22:53 - 28/03/13 por Lusa

País Semana Santa

No entanto, e para assinalar a noite, será realizada uma cerimónia na Sé de Braga, presidida pelo arcebispo primaz de Braga, Jorge Ortiga, iniciativa que não afasta "a desilusão" daqueles que ainda tiveram coragem para se deslocar ao centro histórico da cidade.

‘Ecce Homo’, organizada pela Santa Casa da Misericórdia, evoca o julgamento de Jesus, celebra a "misericórdia por Ele ensinada" e retrata a forma como Cristo foi apresentado por Pilatos: "Eis o Homem".

Reza a tradição que o cortejo seja encabeçado pela figura do farricoco, uma alegoria aos antigos penitentes públicos, que, trajados de túnicas pretas e de cabeça tapada, vão chamando a atenção para o povo com o "reco-reco" que produzem, barulho das matracas a rodarem um eixo.

"São as personagens da Semana Santa da cidade. É único no país. Há todo um negócio à volta desta figura, desde estátuas, imagens em barro, chocolates", explicou à agência Lusa António Seabra, 76 anos.

"A gente entende que esteja a chover como o caraças, mas é uma desilusão não vermos a procissão na rua. Espera-se o ano todo por estas noites e depois não há nada. Este ano trouxe o meu netinho de 4 anos para ver o farricoco pela primeira vez. Vai ver, mas não é a mesma coisa", admitiu.

Segundo a organização, a procissão teve que ser "cancelada por causa da cortina de chuva que se abateu sobre a cidade", algo que já era esperado, "pois choveu o dia todo".

Por isso, adiantou a mesma fonte, a organização já tinha "acautelado a hipótese do cortejo não sair e se transferir o momento para uma pequena via-sacra na Sé".

E se os peregrinos que queriam ver e ouvir os farricocos admitem pena por estes não percorrerem a cidade, já alguns dos comerciantes da zona da Sé disseram "até nem ter sido mau de todo" a mudança de planos.

"É que com frio e chuva a malta sempre entra para um café, um chá ou um cheirinho e sempre se faz mais uns trocadinhos. A Fé ainda move muita gente", explicou o dono de um estabelecimento "paredes meias" com a Sé.

A Semana Santa de Braga inclui ainda uma terceira procissão, depois da Procissão da Nossa Senhora da Burrinha, realizada quarta-feira, a Procissão do Enterro do Senhor, que deverá percorrer o centro histórico de Braga na noite de sexta-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório