Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Medicina alternativa já é um sucesso nos hospitais públicos

Acupuntura, osteopatia, reiki, fitoterapia, naturopatia, e quiropraxia são as técnicas aprovadas e praticadas em alguns hospitais nacionais.

Medicina alternativa já é um sucesso nos hospitais públicos
Notícias ao Minuto

08:33 - 06/12/15 por Notícias ao Minuto

País Saúde

Portugal é atualmente o país europeu com o maior número de terapêuticas não convencionais regulamentadas e a maioria dos hospitais públicos e alguns centros de saúde já tem à disposição dos seus utentes terapias alternativas como a acupuntura, osteopatia e o reiki.

Segundo o Diário de Notícias, há pelo menos 16 hospitais ou centros hospitalares que já integram terapias ligadas à acupuntura entre os seus serviços.

Apesar de habitualmente servirem de complemento a outras intervenções médicas, as consultas anuais triplicaram em algumas unidades de Saúde e os cursos para formação de médicos têm uma enorme afluência.

Reconhecida como competência médica desde 2002, a acupuntura médica é o tratamento fora da medicina convencional mais usado em Portugal.

É diferente da terapia habitualmente conhecida, que tem origem na medicina chinesa, e aplicada na medicina da dor e reabilitação física, mas também no controlo da náusea e da dor em doentes operados ou a receber tratamentos de quimioterapia, por exemplo.

Os doentes precisam geralmente de quatro ou seis sessões, mas em casos de maior gravidade podem precisar de mais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório