Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Doentes com VIH não vão perder apoio. Palavra de Governo

Hoje, dia 1 de dezembro, assinala-se o Dia Mundial de Luta Contra a SIDA.

Doentes com VIH não vão perder apoio. Palavra de Governo
Notícias ao Minuto

11:32 - 01/12/15 por Notícias Ao Minuto

País Saúde

No ano passado morreram em Portugal 196 pessoas infetadas com o VIH. Destas, revelam números do Instituto Nacional de Saúde, 126 tinham contraído SIDA.

As instituições que apoiam os doentes com VIH e/ou SIDA estavam em risco de perder financiamento, o que iria impossibilitar o acompanhamento destes pacientes.

Mas o novo Governo já garantiu que o financiamento a estas associações não será posto em causa.

Aos microfones da TSF, o secretário de Estado da Saúde garantiu que o Executivo está “disponível para, rapidamente, analisar a situação”, lembrando que só tomou “contacto com ela no fim da semana passada”.

“Mas posso garantir que será resolvida”, fincou Manuel Delgado que explicou que esta é uma questão transversal a três ministérios: Finanças, Saúde e Solidariedade e Segurança Social.

O responsável explicou que é “necessário fazer um concurso anual para que as verbas sejam atribuídas a esse conjunto de associações”.

“Por razões que ainda não conseguimos compreender, esse concurso não foi aberto em devido tempo e teremos, eventualmente, de tomar alguma medida excecional para que não haja o risco de essas associações enfrentarem dificuldades”, concluiu Manuel Delgado.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório