Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"É preocupante" que os três grandes joguem no dia das eleições

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já reagiu à agenda da I Liga relativamente à 7ª jornada, que coloca FC Porto, Sporting e Benfica a jogarem no dia 4 de outubro, o mesmo dia em que os portugueses vão às urnas escolher o próximo governo.

"É preocupante" que os três grandes joguem no dia das eleições
Notícias ao Minuto

16:50 - 04/09/15 por Notícias Ao Minuto

País CNE

Para a Comissão Nacional de Eleições esta coincidência é “preocupante para toda a gente que se preocupe com questões de cidadania e de legitimidade de poder”.

A reação foi proferida aos microfones da Rádio Renascença pelo porta-voz da CNE, João Almeida, que lembrou que, pela “primeira vez desde que há eleições livres e democráticas no país, são marcados jogos de provas desportivas importantes para o dia das eleições".

Esta sobreposição do calendário desportivo e eleitoral pode, na opinião do mesmo responsável, “potenciar a abstenção”. "Haverá algumas centenas de pessoas que porventura já estariam pouco motivadas para irem votar e agora vão preferir acompanhar a sua equipa", referiu à agência Lusa.

Apesar de não haver “nenhuma proibição legal” à realização de jogos em dia de sufrágio, João Almeida lembra que a CNE “apela sempre a que não haja iniciativas que possam arrastar muitas pessoas, porque isso potencia a abstenção no ato eleitoral”.

Neste caso, o porta-voz da CNE garante que a Liga não comunicou a decisão à entidade: “Mas não temos de ser ouvidos”, ressalvou.

Por seu lado, em comunicado publicado no site da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, a entidade liderada por Pedro Proença subliha que foi "endereçada comunicação à Comissão Nacional de Eleições dando conhecimento da factualidade e a solicitar disponibilidade para apoiar as sociedades desportivas supra referidas, caso estas tenham alguma dificuldade junto de alguma das Câmaras Municipais na qual venha a ser requerido o exercício antecipado do direito de voto".

[notícia atualizada às 18h00]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório