Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Cuidados intensivos portugueses têm falta de camas e médicos

As unidades de cuidados intensivos em Portugal têm um défice de camas e profissionais.

Cuidados intensivos portugueses têm falta de camas e médicos
Notícias ao Minuto

07:19 - 29/08/15 por Notícias Ao Minuto

País Saúde

O relatório encomendado pelo Ministério da Saúde revelou que Portugal tem um número insuficiente de camas e recursos humanos nas unidades de cuidados intensivos de adultos do país, refere o Jornal de Notícias.

Desta forma, até 2020, há a necessidade de aumentar em 80 o número de camas dos serviços diferenciados, tendo em conta que os recursos humanos não devem ser menosprezados. De acordo com o estudo, é preciso que haja formação e contratação de mais médicos.

José Artur Paiva, presidente do Colégio de Especialidade de Medicina Intensiva da Ordem dos Médicos, acredita que é “urgente” reforçar os serviços de medicina intensiva, ressalvando que o problema está principalmente na falta de recursos humanos e menos na falta de camas.

O relatório veio comprovar que Portugal tem uma mediana de 4,2 camas por cada cem mil adultos, um valor bastante menor que o conhecido em países europeus com realidades semelhantes. Itália, Espanha, Eslovénia, Hungria, Estónia, Finlândia, Grécia, Polónia, Reino Unido e República Checa têm cerca de 9,2 camas para o mesmo número de adultos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório