Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Médico do Santa Maria passava à frente doentes do privado

Um antigo dirigente do Hospital Santa Maria foi acusado de ter passado os seus doentes do privado para o cimo das listas do Serviço Nacional de Saúde.

Médico do Santa Maria passava à frente doentes do privado
Notícias ao Minuto

09:30 - 02/08/15 por Notícias Ao Minuto

País Mário Andrea

Mário Andrea, antigo diretor do serviço de otorrinolaringologia do Hospital de Santa Maria, foi acusado pelo Ministério Público por ter abusado do poder, desviando pacientes do consultório privado para serem operados no público, passando-os à frente dos doentes em lista de espera.

De acordo com a acusação, a que o Diário de Notícias teve acesso, alguns doentes do consultório privado foram operados no dia em que entraram para a lista de espera, sendo que um dos pacientes chegou mesmo a passar à frente de 162 pessoas.

O médico, dependendo da relação pessoal e das situações socioeconómicas dos doentes, sugeria aos pacientes que fossem operados por si no Santa Maria, pedindo aos administrativos que tratassem de os colocar na lista para cirurgia.

Segundo o Ministério Público, de 202 cirurgias realizadas entre 1 de janeiro de 2008 e fevereiro de 2013, 127 pertencem a doentes provenientes de privados.

“Com este indiciado procedimento, o arguido violou os deveres de isenção, de prossecução do interessa público, de imparcialidade, beneficiando indevidamente pacientes do seu consultório privado, permitindo-lhes tratamento privilegiado”, pode ler-se na nota da Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa, na página oficial.

João Medeiros, advogado de Mário Andrea, confirmou ao DN que vai “requerer a abertura de instrução” e garante que irão “provar que o Ministério Público não tem razão”. “A vida deste homem foi passada de trás para a frente e no meio das enormes atrocidades que estavam na acusação anónima”, explicou o responsável pela defesa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório