Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Professor condenado a 25 anos de prisão por abuso de menores

Se não houvesse o limite legal dos 25 anos de cadeia, o conjunto dos crimes provados levaria a uma condenação superior a 900 anos.

Professor condenado a 25 anos de prisão por abuso de menores
Notícias ao Minuto

19:17 - 03/07/15 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Porto

O professor e treinador de futebol José Carlos Veríssimo foi condenado a 25 anos de prisão por 327 crimes de abuso sexual a nove crianças, entre os 8 e os 12 anos de idade.

O arguido de 34 anos, e natural do Marco de Canaveses estava a ser julgado no tribunal de Penafiel e estava em prisão preventiva no estabelecimento prisinonal do Porto.

José Carlos Veríssimo foi professor de educação física e coordenador das actividades extra-curriculares junto de crianças do 1º ciclo do ensino básico contratado pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

Segundo o acórdão, o conjunto dos crimes provados em audiência, alguns dos quais na forma agravada, poderia traduzir-se numa condenação superior a 900 anos de cadeia, se não houvesse o limite legal dos 25.

Os contactos sexuais com os menores, incluindo com um afilhado e sobrinho do arguido, terão sido praticados entre 2009 e 2014, em várias localidades do país onde o professor deu aulas ou prestou serviços como treinador de futebol.

O arguido foi também condenado a pagar indemnizações de dezenas de milhares de euros aos ofendidos, a maior das quais ao seu sobrinho.

Ficou também impedido de exercer as funções profissionais por um período de 15 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório