Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Por que querem os jornalistas boicotar a cobertura das eleições?

A polémica levantou-se por estes dias, quando o jornal Público noticiou a intenção por parte de empresas privadas de comunicação social em boicotar a cobertura jornalística dos atos eleitorais. Saiba porquê.

Por que querem os jornalistas boicotar a cobertura das eleições?
Notícias ao Minuto

14:48 - 24/04/15 por Notícias ao Minuto

País Comunicação Social

As notícias começaram esta semana com uma notícia do jornal Público que alegava que a maior parte das empresas privadas de comunicação social estavam a planear um boicote à cobertura das legislativas.

Em causa está a negociação de um diploma, entre a maioria e o PS, que prevê que os órgãos de comunicação social entreguem um plano da cobertura jornalística às eleições a uma comissão mista, composta por elementos da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), sendo que o seu incumprimento pode incorrer em coimas até 50 mil euros.

Face a estas alegações, o deputado social-democrata Carlos Abreu Amorim negou que exista qualquer proposta ou diploma formalizado para a alteração da legislação sobre a cobertura mediática das eleições.

"Não há qualquer diploma apresentado, qualquer proposta formalizada. Não existe nada que não seja múltiplos documentos desse grupo de trabalho que estão, neste momento, a ser objeto de análise", indicou o parlamentar, uma opinião partilhada pela deputada socialista Inês de Medeiros, que acrescenta que o diploma ainda está em discussão.

"Nunca o PS poderia estar envolvido em qualquer proposta que significasse uma limitação à liberdade editorial dos órgãos de comunicação social", continuou a parlamentar do PS.

Por seu turno, o deputado José Soeiro, do Bloco de Esquerda, afirmou esta sexta-feira que o diploma em negociação entre a maioria PSD/CDS-PP e o PS "morreu hoje", admitindo, contudo, haver alterações a fazer na legislação.

[Notícia atualizada às 15h00]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório