Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Sócrates garante ser autor de livro e vai processar jornal

A obra ‘A Confiança no Mundo - Sobre a Tortura em Democracia’ foi escrita no ano em que o ex-primeiro-ministro viveu em Paris e contou com prefácio de Lula da Silva e posfácio de Eduardo Lourenço.

Sócrates garante ser autor de livro e vai processar jornal
Notícias ao Minuto

20:24 - 27/03/15 por Notícias Ao Minuto

País Polémica

O semanário Sol noticiou hoje que ‘A Confiança no Mundo - Sobre a Tortura em Democracia’, de José Sócrates, não terá sido escrito pelo antigo governante mas sim por um professor universitário.

José Sócrates desmente a informação e deverá mesmo avançar com um processo contra o semanário. "Essa notícia é falsa e caluniosa e como tal será tratada", pode ler-se no comunicado assinado pelos advogados de José Sócrates, João Araújo e Pedro Delile, de que o Expresso dá conta.

No mesmo comunicado, os advogados dão conta de que já deram início aos “procedimentos adequados à reparação da ofensa” e que iriam ainda “questionar as autoridades, Judicial e do Ministério Público” relativamente ao que descrevem como “circunstância de estas e outras semelhantes notícias poderem estar a ser divulgadas a coberto da invocação de fontes do processo ou de fontes da investigação", cita ainda o Expresso no seu site.

O semanário Sol escrevia hoje que os indícios de que Sócrates não teria escrito o livro que assinou – um ensaio académico focado no tema da tortura –, surgiram nas escutas telefónicas feitas no âmbito da Operação Marques, a operação que levou à detenção do ex-primeiro-ministro, que se encontra atualmente em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Évora.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório