Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Jihadistas portugueses com ligação a Jihadi John

Jihadi John, o carrasco dos vídeos de decapitação que foram amplamente divulgados, foi hoje identificado como Mohammed Emwazi, com 26 anos de idade.

Jihadistas portugueses com ligação a Jihadi John
Notícias ao Minuto

20:50 - 26/02/15 por Notícias ao Minuto

País Terrorismo

O soldado do Estado Islâmico conhecido como Jihadi John, que foi hoje identificado como um licenciado na Universidade de Londres de nome Mohammed Emwazi, tem 26 anos e era residente na zona Oeste de Londres, de acordo com o Washington Post.

Acrescenta o semnário Expresso que o jovem, que estudou programação de computadores na Universidade de Westminster e foi criado no seio de uma família de classe média-alta, parece não encaixar no perfil dos portugueses da célula de Leyton que se juntaram ao Estado Islâmico (imigrantes com empregos com ordenados abaixo da média).

No entanto, diz a mesma publicação, existem pormenores que indiciam existir um cruzamento entre o britânico e o grupo de guerrilheiros oriundos da Grande Lisboa.

Utilizavam as mesmas rotas (Tanzânia, Somália) para chegar à Síria e, conta o Expresso, a célula dos jihadistas portugueses conhecia Jihadi John e está ligada aos vídeos onde o britânico surgia a decapitar pessoas.

De acordo com as autoridades europeias, os portugueses da pequena célula britânica fazem parte da equipa que produz, realiza e distribui as imagens amplamente difundidas nas redes sociais nos últimos meses, fazendo portanto parte do círculo de confiança de Jihadi John.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório