Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Por amor ou dinheiro, é inventado um crime por semana

Nos últimos dois anos e meio, a Polícia Judiciária (PJ) e a GNR registaram 144 crimes inventados. Segundo o Jornal de Notícias (JN), o dinheiro ? mais concretamente dívidas ? e motivos passionais estão no centro deste tipo de crime, punível com prisão até um ano ou pena de multa até 120 dias.

Por amor ou dinheiro, é inventado um crime por semana
Notícias ao Minuto

08:46 - 31/08/14 por Notícias Ao Minuto

País Dados

Todas as semanas, a Polícia Judiciária (PJ) e a GNR, em média, um crime inventado. Trata-se de pessoas que simulam atos criminosos e se apresentam como vítimas, contudo, a falta de detalhes, e quem sabe de imaginação, acabam por levar à descoberta da farsa.

Nos últimos dois anos e meio, conta a edição deste domingo do Jornal de Notícias (JN), as autoridades constituíram arguidos por simulação de crime 144 pessoas.

No centro destes delitos estão questões relacionados com o dinheiro e com o amor. As dívidas são as que mais se destacam quando o crime em causa é roubo e, muitas vezes, de grandes quantidades de dinheiro.

Os criadores destes crimes inventam situações de perigo e fazem-se passar por vítimas, contudo, acabam por aparecer peças soltas nos seus depoimentos, o que ajuda a polícia a desvendar a mentira.

Segundo a publicação, é no Norte que mais vezes este tipo de crimes acontece. Vila Nova de Gaia, Guarda, Vila Real, Santa Maria da Feira estão entre as zonas onde mais crimes são inventados. No ano passado, este crime deu origem a 24 inquéritos no Norte contra apenas um na zona da Grande Lisboa.

O crime de simulação é punido com prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório