Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Idosos com alta internados por mais um mês à espera de vaga em lares

Existe registo de idosos que, depois de receberem alta hospitalar, vêm-se obrigados a ficar, em média, um mês internados à espera de uma vaga num lar, avança o Diário de Notícias.

Idosos com alta internados por mais um mês à espera de vaga em lares
Notícias ao Minuto

09:07 - 27/08/14 por Notícias Ao Minuto

País Hospital

Três dos maiores hospitais do país – o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Amadora-Sintra e São João, no Porto – registaram 71 idosos que, depois de lhes ter sido dada alta médica, continuaram internados à espera de uma vaga num lar, de acordo com o relatado pelo Diário de Notícias.

No ano passado, foram registados mais 250 casos semelhantes, que esperam em média cerca de um mês pelas vagas. Este tempo de espera “não é bom nem para o doente, nem para os hospitais”, conforme afirma Isabel Ventura, diretora do serviço social da CHUC.

Uma fonte do Hospital Amadora-Sintra acrescenta que “para os doentes é mau porque ficam expostos às infeções dos hospitais e muitos adoecem nesta espera”. Por outro lado, adianta a mesma fonte, “estão a ser ocupadas camas que não estão disponíveis para doentes a precisar de tratamento”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório