Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Proibir homicida de herdar bens da vítima "não é constitucional"

Segundo o jornal i, a Ordem dos Advogados considerou que a proposta do PS, para impedir que os homicidas herdem os bens da sua vítima, é inconstitucional.

Proibir homicida de herdar bens da vítima "não é constitucional"
Notícias ao Minuto

09:07 - 20/08/14 por Notícias Ao Minuto

País Advogado

A Ordem dos Advogados (OA) considerou que a proposta do PS, sobre a indignidade sucessória de um homicida, é inconstitucional.

O partido ‘rosa’ apresentou em julho, no Parlamento, um projeto que defende que ao ser declarada a sentença penal de homicídio, esta deve vir acompanhada de declaração imediata de que o condenado não pode ser herdeiro dos bens da vítima.

A figura legal já consta no Código Civil, mas só é declarada caso haja uma ação interposta por outros herdeiros legítimos da vítima. No caso de a vítima não ter mais familiares, o homicida é declarado automaticamente o herdeiro. E é com estas situações que o PS pretende acabar.

Porém, num parecer enviado à Assembleia da República, a Ordem dos Advogados explica que a medida não é constitucional porque não é “admissível a declaração de indignidade sucessória por mero efeito de uma sentença penal à luz dos princípios que informam o Código Penal vigente e a Constituição da República Portuguesa”, defendendo que a proposta do PS “não é solução legislativa adequada e constitucional à resolução do problema”.

Já o Conselho Superior de Magistratura acredita que a solução “é razoável e merece concordância genérica”, uma vez que “uma ação civil, para além do desdobramento de custos, implica demoras e acaba por fazer revisitar acontecimentos dolorosos e violentos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório